Começa o período de convenções partidárias para escolha de candidatos

Começa o período de convenções partidárias para escolha de candidatos

Primeira definição de partido que tem pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto acontece na sexta-feira, 22; Outras legendas marcaram datas

Começa oficialmente nesta quarta-feira, 20, o período de realização das convenções partidárias para as eleições de 2 de outubro. O prazo vai até o dia 5 de agosto. Os escolhidos em convenções podem ter suas candidaturas registradas pela Justiça Eleitoral.

Nas convenções, os partidos oficializam os nomes de seus candidatos para a disputa. Neste ano, em função de o pleito ser municipal, a escolha será dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. É também nas convenções que as coligações são sacramentadas, mesmo que os partidos coligados façam suas escolhas em datas diferentes.

A primeira convenção marcada por partidos que já têm pré-candidato a prefeito acontece na sexta-feira, 22, às 19h, quando o PCdoB deve oficializar a candidatura do sindicalista Wagner Rodrigues. O PT também faz sua convenção na sexta para indicar como vice de Wagner o advogado Fernando Tremura, já escolhido pelo partido.

Os dois partidos também farão coligação para a eleição de vereadores e 19 nomes serão do PT. Cada partido ou coligação pode lançar como candidatos a vereador 150% do número de cadeiras da Câmara. No caso de Ribeirão Preto, que terá 27 cadeiras, serão 41 os candidatos.

O PSOL marcou para o domingo, dia 24, às 10h, a sua convenção. O pré-candidato a prefeito é o médico José Hermenegildo de Martin e o vice também deve ser do partido, que terá ainda cerca de 20 candidatos a vereador.

O PTB, que tem como pré-candidato o advogado e radialista Rodrigo Camargo marcou para o domingo, dia 24, às 9h30, a sua convenção. A principal coligação do PTB deve ser com o PSD da prefeita Dárcy Vera, que também faz convenção no domingo, mas ainda não se falou oficialmente do provável candidato a vice-prefeito.

No dia 30 de julho, às 10h, será a vez do PSDB, que tem como pré-candidato o deputado federal Duarte Nogueira, realizar a sua convenção municipal. O partido, que já selou união com o PP deve ter também pelo menos o apoio do PTC, SD, DEM e PPS. Ainda não se cogitou o nome do candidato a vice, que pode sair de um dos coligados.

Abrindo o mês de agosto, no dia 1º, às 19h, o PSB realiza sua convenção e deve indicar o juiz aposentado João Gandini para candidato a prefeito. Também neste caso não há nome de candidato a vice.

O último dos partidos com pré-candidato a prefeito a fazer convenção, no dia 2 de agosto, será o PHS, presidido em Ribeirão Preto pelo ex-deputado federal Corauci Sobrinho, que é também o nome cotado para a disputa. Com exceção do PHS (que ainda não definiu local), os partidos fazem suas convenções na Câmara Municipal.

O PDT e a Rede Sustentabilidade, que já divulgaram como pré-candidatos o vereador Ricardo Silva e o empresário Fábio Zan, respectivamente, ainda não agendaram seus encontros.


Foto: Divulgação

Compartilhar: