Confira o perfil dos candidatos a vereador em Ribeirão Preto

Confira o perfil dos candidatos a vereador em Ribeirão Preto

Homens brancos e com o ensino médio completo representam a maioria dos candidatos

Se fosse possível traçar o perfil do candidato a vereador nas eleições municipais de 2020 em Ribeirão Preto, ele seria o seguinte: um homem branco, de 48 anos, nascido em Ribeirão Preto. Ele teria o ensino médio completo e trabalharia como empresário. Esse perfil corresponde à média dos dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral de acordo com o que foi declarado pelos próprios candidatos. 

Dos 568 candidatos inscritos, 68% (387) são homens e 32% (181) são mulheres. Os brancos correspondem a 68%, enquanto os autodeclarados pretos representam 10,5%. Ainda segundo o TSE, 37% dos candidatos concluíram o ensino médio, 35,2% possuem o ensino superior completo. Enquanto 18% não completaram o ensino médio.

Os dados do TSE também mostram peculiaridades da disputa. Apenas 54% dos candidatos nasceram em Ribeirão Preto. A segunda cidade com mais candidatos é a capital São Paulo, com 4,7%. Existem ainda três candidatos que são brasileiros naturalizados. É o caso do atual vereador Jorge Parada (PT), que nasceu na Bolívia e das candidatas Annie Schmaltz (PSOL), nascida em Taiwan e Tia Rosa (MDB), que nasceu na Espanha.

Outra curiosidade é a diferença de idades. Apesar da média ficar na casa dos 48 anos, a diferença de idade entre alguns candidatos chama a atenção. O atual vereador Waldyr Villela (MDB) é o candidato de mais idade, com 84 anos. Já o candidato pelo Patriota, Gustavo Fratassi, é o mais jovem, com 20 anos. Quando Gustavo tinha apenas um ano de idade, Villela assumia o seu primeiro mandato.

Leia mais:

Confira o patrimônio dos candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto


Imagem: Revide

Compartilhar: