Deu na TV 15: Ricardo Silva mantém ofensiva a adversários
Deu na TV 15: PDT mantém ofensiva a candidatos

Deu na TV 15: Ricardo Silva mantém ofensiva a adversários

Enquanto partidos com menos tempo na TV não conseguem apresentar propostas, candidato do PDT volta a alfinetar adversários; propostas foram mais sucintas

A propaganda eleitoral gratuita veículada na TV tem demonstrado que não é possível apresentar propostas no pouco espaço destinado a alguns partidos.

Nesta segunda-feira, 12, as campanhas foram abertas pela peça do professor Edmur Manfrim, candidato a prefeito pelo Partido Verde, reafirmando que, após estudos, detectaram todos os problemas da cidade. “Com isso traçamos as diretrizes para solucioná-los”, frisou.

Cultura

Enquanto que, para outros candidatos, o tempo permite a veículação de jingles inteiros, com direito a introdução com vinhetas.

O candidato pelo PTB, Rodrigo Camargo, apresentou um programa mais enxuto no quesito "proposta". Ele destacou que quer uma cultura vibrante em todos os cantos da cidade e que pretende ocupar os espaços valorizando a arte e o artista, promovendo o incentivo profissional, contudo, não apresentou seu projeto para este setor. “Sou neto de músico e tenho comigo o legado da arte no mais amplo sentido”, apontou Camargo.

Emprego

O candidato Wagner Rodrigues (PCdoB) direcionou a sua campanha ao setor do comércio. Rodrigues destacou a crise econômica e a “mudança no cenário da cidade”. “Onde proliferavam empregos para as pessoas e impostos para o município investir hoje proliferam placas de ‘vende-se’ e ‘aluga-se’”. 

Segundo o candidato, as cidades modernas da Europa e da América do Sul não deram as costas para o comércio. “Existe um jeito ribeirãopretano de fazer comércio e de prestar serviços. Nós vamos resgatar essa personalidade, diversificar o setor de serviços para que se modernize e recupere o dinamismo”.

A promessa do candidato para este setor é de revitalizar o Centro e favorecer a criação e o crescimento das micro e pequenas empresas. “Reduzindo a burocracia e ampliando as linhas de crédito”, completa.

Sem novidades

Em sua campanha na TV, Duarte Nogueira (PSDB) continua apostando suas fichas na carreira política que trilhou no governo estadual. O partido reprisou a peça onde aponta sua atuação na secretaria de Habitação do Estado, durante a gestão do ex-governador Mário Covas. “O caminho é recuperar a Cohab e fazer convênios com o CDHU e o ‘Minha Casa, Minha Vida’, tudo feito com transparência e respeitando a fila da casa própria”.

Além de propostas na área da habitação, o candidato apresentou sua proposta de um novo Bom Prato na região do Hospital das Clínicas, três Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME’s), mais cursos na Fatec, uma Etec, escolas em jornada integral e quinze creches.

“Tenho a experiência de ter sido três vezes secretário de Estado, todas as propostas que apresento a vocês são possíveis de serem feitas”, destacou Nogueira. Ele destacou ainda o seu projeto que, segundo ele, já está aprovado, para a implantação de um AME do idoso, no Jardim João Rossi.

Saúde

O médico Hermenegildo de Martin (PSOL) apresentou em sua campanha em defesa ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Existe uma campanha para acabar com a saúde pública de nosso país, nós do PSOL somos a favor do SUS”, destacou.

Crítica

Ricardo Silva (PDT) veiculou as críticas a Duarte Nogueira, Rodrigo Camargo e João Gandini (PSB). Segundo o programa, os candidatos citados estariam “atacando Ricardo com o mesmo discurso” por desespero.

Na sequência apresentou suas propostas, embora, sem novidades, na área da saúde, com o programa “Seu Exame” – onde promete fazer uma parceria com clínicas particulares para que elas realizem exames de imagens nos horários ociosos –, ampliação do número de equipes que atendem no programa Saúde da Família, transformar a Unidade Básica de Saúde (UBDS) do Quintino em um Centro Especializado de Atenção à Mulher. Na área da educação, promete construir 18 creches, ampliação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para creches filantrópicas e a criação da “Escola Total”, em tempo integral. Em infraestrutura promete pavimentação “dentro das normas corretas”.

“É só governar direito, combater a corrupção, que sobra dinheiro pra fazer tudo isso e muito mais”, destacou o candidato.

Pediu confiança

Fábio Zan, da Rede Sustentabilidade, em seu pouco espaço, pediu que os eleitores saiam de casa no dia da eleição, 2 de outubro, para fazerem a mudança. “Nos dê o seu voto de confiança”, pediu o candidato.

O PTdoB reprisou o áudio de Fernando Chiarelli, onde o político afirma ter sido preso “por uma simples manifestação”.

‘Arrumar a casa’

João Gandini aparece respondendo a pergunta de uma eleitora. Ela questiona o candidato do PSB sobre a proposta para o setor da Saúde. O juiz aposentado diz que fará o que for necessário para melhorar a saúde do povo de Ribeirão Preto. “Mas, antes de fazer novos postos, novas UPA’s , nós temos que cuidar daquilo que nós já temos. Temos postos de saúde, temos UBDS, temos UPA, temos serviços de Saúde da Família que não está funcionando bem. A primeira coisa é arrumar a casa, fazer tudo funcionar, melhorar os salário dos médicos e a condição de trabalho dos nossos servidores, que são os responsáveis por salvar vidas”, encerrou o programa.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: