Eleições 2020: Portal Revide entrevista o candidato Rodrigo Junqueira

Eleições 2020: Portal Revide entrevista o candidato Rodrigo Junqueira

Candidato promete reduzir em 50% custos com secretarias e cargos comissionados na administração municipal

Nesta sexta-feira, 30, o Portal Revide entrevista o candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, Rodrigo Junqueira (PSL). Rodrigo Salomão Junqueira é natural de Ribeirão Preto e tem 43 anos. Formando em engenharia mecânica pela Unesp, o candidato atuou em multinacionais de veículos, tendo morado na Alemanha. Atualmente, trabalha no ramo imobiliário.  Em 2018, concorreu para o cargo de deputado federal pelo PSL, mas não foi eleito. Na ocasião, recebeu 14 mil votos. Como candidato a vice-prefeito, Junqueira contará com o cabo Luiz Fernando Pereira Ramos, também do PSL.     

 A mais recente atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que a candidatura de Junqueira para a Prefeitura foi impugnada. A impugnação segue uma série de decisões desfavoráveis nos últimos dias. Segundo o site DivulgaCand, plataforma oficial do TSE, a candidatura foi barrada pelos motivos de "indeferimento de partido ou coligação" e "partido inválido". 

Isso ocorre porque o PSL lançou, oficialmente, o Capitão Del Vecchio, como candidato a vice-prefeito na chapa com o MDB. A indicação provocou um racha no partido, com uma ala apoiando a indicação de Junqueira. A decisão mais recente do juiz Lúcio Alberto Eneas da Silva Ferreira rejeita o pedido de registro de candidatura de Junqueira pelo PSL, além de determinar que o nome do candidato não seja disponibilizado nas urnas eletrônicas. Segundo a assessoria de Junqueira, a defesa já prepara um recurso contra a decisão. Anteriormente, Ferreira havia anulado a convenção que lançou Junqueira como candidato, além de direcionar o tempo de campanha do PSL para a candidata Cris Bezerra.

No dia 12 de outubro, a defesa de Junqueira recorreu da decisão que declarou irregular a convenção que o nomeou como candidato. No recurso impetrado na 108ª Zona Eleitoral, os advogados solicitam uma liminar exigindo a suspensão dos efeitos da dissolução do diretório municipal, bem como a dissolução da comissão provisória que dirige o partido no momento. 

Mesmo antes da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, os cofres municipais já estimavam um déficit para 2021. Situação que se agravou durante a pandemia. Quais medidas o senhor pretende tomar para reduzir esse déficit e ampliar a margem para investimentos?

JUNQUEIRA: Com a implantação do projeto para criação do departamento específico de “Desenvolvimento Sustentável”, com a finalidade de atrair novas indústrias, prestadores de serviço, estabelecimentos comerciais para a cidade, além de colocar em prática, junto à ACIRP, programas de incentivo à indústria e comércio de Ribeirão Preto. E projeto “Burocracia Zero”, em parceria com a ACIRP, facilitando a abertura e o encerramento de atividades empresariais no Município. Além de elaborar projetos para a criação do departamento de “Captação de Recursos e Parcerias” para essas novas ações junto a Secretarias Estaduais, Ministérios Federais (orçamentários), Bancos Estatais: BNDES, Caixa e Banco do Brasil (financiamentos), além de Parcerias Público-Privadas Inteligentes com empresas da cidade.

Ribeirão Preto tem cerca de 1 mil pessoas em situação de rua, o que inclui pessoas sem teto, usuários de drogas e portadores de deficiências físicas e mentais. Qual a proposta do candidato para solucionar esse problema?

 JUNQUEIRA: Realizando o levantamento assertivo desse contingente de pessoas e criar oficinas para atividades com ensinos prossionalizantes. Elas serão criadas por meio de convênios com a iniciativa privada e associações não governamentais para incentivo à ressocialização com dignidade. Esporte, turismo, cultura e lazer devem compor adicionalmente este projeto.

Segundo dados da Secretaria de Segurança do Governo do Estado, até agosto deste ano foram registrados 4,6 mil furtos e 1,2 mil roubos em Ribeirão Preto. Quais ações o governo municipal poderia tomar para conter essa criminalidade?

 JUNQUEIRA :A recriação da Secretária de Segurança Pública, com o objetivo de intensificar a atuação preventiva de combate à criminalidade em áreas com alto índice de ocorrências policiais. A criação do Departamento de reinserção social: voltado para atuação junto à dependentes do consumo de drogas, do álcool e demais vícios que levam à degradação da estrutura familiar, pessoas oriundas do sistema carcerário. Campanhas permanentes ressaltando a importância do respeito à lei e à ordem e do conceito de família como a base de nossa sociedade.  Criar o Departamento de patrulhamento preventivo: atuação da Guarda Municipal na ronda permanente e vigilância em áreas com altos índices de ocorrências, em parceria e intercâmbio de informações de inteligência com a Polícia Militar e Polícia Civil.

A rede municipal de ensino enfrenta uma fila de espera para a vaga em creches. Quais são os planos do senhor para reduzir essa fila?

 JUNQUEIRA: Mapear a necessidade real por vagas em creches e construir novas estruturas alocadas próximas às residências das famílias que formam o maior contingente de demanda por vagas. Incentivar parceria público-privadas em creches particulares para o preenchimento adicional das vagas.

Em Ribeirão Preto, apenas 23% da população é atendida pela Estratégia Saúde da Família, um dos pilares da Atenção Básica do SUS. Quais são as propostas do senhor para ampliar esse atendimento?

JUNQUEIRA: Com o Projeto “É Melhor Prevenir”, em convênio com as faculdades das áreas de comunicação e medicina de Ribeirão Preto e região, com a finalidade de elaborar e colocar em prática campanhas de prevenção de acidentes, doenças contagiosas e doenças que mereçam controle. Considerando a nutrição de qualidade e a prática de atividades físicas. E o projeto “Medicina nos Bairros” providenciando para que todos os bairros da cidade tenham uma estrutura mínima para atendimento local aos moradores daquele bairro/região.

Quais medidas o senhor pretende tomar para reduzir a fila de espera para atendimentos especializados?

JUNQUEIRA: Com o Projeto “Medicina Comunitária” que funcionará como parte integrante da estrutura do Projeto “Medicina nos Bairros” e terá como função dar atendimento preferencialmente nas áreas de geriatria e pediatria diretamente nas casas dos pacientes.

No último ano, o funcionalismo público em Ribeirão Preto não obteve um reajuste relativo à inflação. O Sindicato dos Servidores fala em perdas salariais por conta disso. Em seu governo, o reajuste ou aumento real de salário dos servidores entraria em pauta?

Faremos a reestruturação das condições de trabalho do funcionário público municipal (concursado), nos âmbitos: carreira e previdência. Colocaremos em prática a redução do número de Secretarias em custos e pessoal (cargos comissionados) na administração direta e indireta municipal. Compromisso de percentual de redução:  Ao término do primeiro ano de mandato, 20%; segundo ano de mandato , 30%;  terceiro ano de mandato, 40%; antes do último ano de mandato, 50%.


Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar: