Em Brasília, Dárcy Vera protesta contra fim do MinC
Prefeita participa de mesa de discussão na Frente Nacional de Prefeitos

Em Brasília, Dárcy Vera protesta contra fim do MinC

Prefeita participou de Frente Nacional dos Prefeitos, que se reuniu nesta quarta-feira, 18, com ministros e presidente interino

A prefeita Dárcy Vera (PSD) foi a Brasília nesta quarta-feira, 18, para reivindicar, junto a outros chefes de Executivo que fazem parte da Frente Nacional de Prefeitos, a não extinção do Ministério da Cultura (MinC). Para ela, o fim do MinC pode afetar municípios que dependem das atividades artísticas locais.

Na reunião da Frente, foi elaborada uma carta com 37 itens, que foi entregue para o Secretário Nacional de Governo, Geddel Vieira Lima, com propostas consideradas emergenciais pelos prefeitos para o desenvolvimento econômico dos municípios.

Entre as propostas estão a revisão do pacto federativo, para dar mais autonomia aos municípios, a revisão da lei de responsabilidade fiscal, para diminuir os déficits municipais pendentes desde 2014, além da manutenção do Programa Mais Médicos, para atender o aumento da demanda nos hospitais e postos de saúde, e a criação dos polos de saúde, para que municípios centrais possam receber repasses de cidades menores que encaminham pacientes para o tratamento de enfermidades.

“Ribeirão Preto recebe pacientes de 28 cidades, isso com recursos próprios. Esses municípios que encaminham seus pacientes precisam ajudar, e repassar verba para que possamos atender a todos”, afirmou a prefeita.

Além disso, foram encaminhadas à Secretaria Nacional de Governo ações de combate a sonegação fiscal, mudança na lei 8666/93, que trata das licitações, considerada por Dárcy, e outros prefeitos presentes, ultrapassada. “Ela necessita de mudança, porque com o avanço da tecnologia, ela acaba se tornando arcaica, e precisamos garantir a transparência nas licitações”, destacou Dárcy.

Na Capital do País, os prefeitos também protestaram contra a extinção do MinC. “Muitos municípios do norte e nordeste do País realizam grandes festas, e muitas com recursos provenientes do Minc. Entendemos que com a extinção deles, a vida dessas cidades ficará mais difícil”, completou.

Além de reclemar o fim do Minc, os prefeitos protestaram contra a revogação da construção de 12 mil imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida, por parte do Ministro das Cidades, Bruno Araújo, na última terça-feira, 17.


Foto: Divulgação

Compartilhar: