Em Ribeirão Preto, Ivan Valente diz que Kataguiri cometeu um "erro grosseiro" em comentário sobre o nazismo

Em Ribeirão Preto, Ivan Valente diz que Kataguiri cometeu um "erro grosseiro" em comentário sobre o nazismo

Deputado do PSOL visitou Ribeirão Preto na sexta-feira, 18, para liberação de verbas na cidade

O deputado federal Ivan Valente (PSOL) visitou em Ribeirão Preto, na sexta-feira, 18, para divulgar a destinação de recursos para a reforma do Parque Ecológico Dr. Rubem Cione, localizado na zona Oeste da cidade.

Ao ser questionado sobre o anuncio do processo do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) sobre o episódio do nazismo, Valente declarou que o deputado cometeu um crime. “Foi cometido, não só um erro grave, mas revelado que o liberalismo leva a um totalitarismo com essa ideia de que a liberdade de expressão é absoluta. Na verdade, o que ele acabou fazendo, foi cometer um crime”, disse. 

Kataguiri anunciou que processaria 17 responsáveis por perfis nas redes sociais que o acusaram de apologia ao nazismo. Além de Valente, estão figuras como o ex-deputado Jean Wylly e a escritora Márcia Tiburi. A polêmica teve início após o deputado declarar no Flow Podcast que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo.

Motivo da visita

O motivo da presença do deputado federal em Ribeirão Preto foi o repasse de verba para o Parque Ecológico Dr. Rubem Cione, localizado entre os bairros Jardim Paiva e Paulo Gomes, na zona Oeste da cidade. A emenda do parlamentar atende à solicitação do vereador Ramon Todas as Vozes (PSOL). No anuncio também estava presente a secretária do Meio Ambiente, Catherine D'Andrea e o vice-prefeito de Ribeirão Preto, Daniel Gobbi.

O parque que está abandonado há 13 anos, contará com um investimento de R$ 1 milhão do Estado. “Temos questões ambientais graves, questões sociais e vulnerabilidade da região com toda essa inexistência de espaço. Não temos praças ou um ambiente social para esses bairros”, disse o vereador Ramon Todas as Vozes (PSOL).

O deputado Ivan Valente também comentou sobre o projeto. “Na cidade, temos parques importantes em zonas mais privilegiadas e essa área da cidade, com uma área verde que poderia ser aproveitada, dando qualidade de vida, lazer e cultura para a população”, disse.

Episódio do nazismo

Durante um episódio do Flow Podcast realizado no começo do mês, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) juntamente com o até então apresentador Monark, discutiram sobre regimes radicais. Durante a  discussão, Kim teria se queixado sobre a visibilidade dos defensores do comunismo em relação aos defensores do nazismo. O parlamentar afirmou: “A gente não tem um partido formal fascista ou nazista com espaço no parlamento e na imprensa”, argumentando defender a liberdade de expressão.

Após as falas, O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou uma investigação para apurar a possível pratica de crime de apologia ao nazismo pelo deputado federal Kim Kataguiri, e pelo youtuber Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark. Com isso, Kim anunciou que iria processar 17 pessoas que associaram o parlamentar ao crime de apologia ao nazismo, dentro destas pessoas está o deputado federal Ivan Valente.


Foto: Sheila Brandão

Compartilhar: