Ferramenta do TSE ajuda a melhorar fluxo nos locais de votação em Ribeirão Preto

Ferramenta do TSE ajuda a melhorar fluxo nos locais de votação em Ribeirão Preto

A plataforma ‘acompvot’ auxiliou na comunicação entre as escolas eleitorais e o TSE

Na Escola Estadual Dom Alberto José Gonçalves, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, o grupo de apoio relatou situação de tranquilidade neste domingo, 15, de eleições municipais. Segundo a professora Adriana Mello, além dos eleitores estarem atentos às informações para evitar aglomeração, o responsável pelo ponto eleitoral tem contato direto com o Tribunal de Justiça Eleitoral (TSE) pelo site ‘acompvot’ passando as informações por meio de questionário sobre o que está acontecendo.

“Um dos integrantes tem a responsabilidade de acessar a plataforma ‘acompvot’ (https://acompvot.tre-sp.jus.br/), que por intermédio de um questionário disponibilizado, tem algumas perguntas de sim x não, como por exemplo ‘se está congestionado?’ e ‘se tem muito movimento?’, para registrar como está sendo, e isso faz com que eles monitorem como está a ponto eleitoral”, contou Adriana.

A professora, integrante do grupo de apoio, também destacou os questionários feito aos eleitores, que foram divididos em quatro fases. “Além disso, precisamos cumprir uma pesquisa de opinião com as pessoas que vem votar.
Essas pessoas são escolhidas pelos mesários em quatro momentos do dia, a primeira foi às 7h30, depois às 11h e também às 11h30, e estamos aguardando quando será para a última”, explicou.

“Mesmo com as alterações feitas nas seções, as dúvidas foram esclarecidas rapidamente e os eleitores puderam votar sem muitas dificuldades”, afirmou a agente de administração Patrícia Santana, que também faz parte do grupo de apoio.

Além disso, o coordenador pedagógico Marcelo dos Anjos, relatou o número baixo de eleitores neste primeiro turno. “Muitas pessoas estão deixando de vir votar, pela questão de morbidade, pessoas idosas, que ficam com receio e acabam se ausentando, mas as que estão vindo se deparam com muita tranquilidade”.

Pascoal Liberatori, 53, foi um dos eleitores que deixou para votar na parte da tarde na escola Dom Alberto e afirmou que teve facilidade mesmo com as mudanças. “Foi bem tranquilo, eles souberam nos orientar bem e também as seções estavam bem distribuídas, o que deixou mais rápido o processo”.

O TSE também disponibilizou um canal para tirar dúvidas através do Qr Code no site do https://www.tse.jus.br/


Arte Revide

Compartilhar: