Manifestação reúne de 40 a 45 mil em Ribeirão Preto

Manifestação reúne de 40 a 45 mil em Ribeirão Preto

De acordo com os organizadores, 45 mil pessoas participaram do protesto a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Polícia Militar estimou em 40 mil pessoas

Pela terceira vez em 2015 foi realizada em Ribeirão Preto uma manifestação pacífica contra a corrupção no governo federal. Com número recorde, o público chegou a 40 mil manifestantes, segundo a Polícia Militar. O protesto aconteceu neste domingo, dia 16, juntamente com atos realizados em milhares de municípios do Brasil. Os organizadores, do grupo Brasil Limpo, estimaram em  45 mil o número de manifestantes.

 Os ribeirãopretanos voltaram às ruas para protestar contra o governo federal.  Seguindo o mesmo roteiro, as pessoas caminharam cerca de quatro quilômetros pela rua Visconde de Inhaúma e avenida 9 de Julho, até a Presidente Vargas. De acordo com os dados divulgados, Ribeirão Preto foi uma das cidades que reuniu o maior número de manifestantes no País.


Aos gritos de "Fora Dilma e  fora PT" o pedido mais presente do público na manifestação foi a saída de Dilma Rousseff (PT) do governo do Brasil. Como em todos os demais locais onde ocorreram protestos, pessoas reivindicaram o fim da corrupção, de desvios de dinheiro da Petrobras e a investigação completa do escândalo da Lava-Jato. Políticos da cidade também marcaram presença nas manifestações.

Convocada pelo grupo “Brasil Limpo” e pela regional de Ribeirão Preto do “Vem pra Rua”, a manifestação seguiu o padrão dos demais atos ocorridos no primeiro semestre de 2015. Houve a participação de três trios elétricos, diversos jipes e até de uma banda que tocava músicas em homenagem ao Brasil. Na concentração, nas praças XV de Novembro e Carlos Gomes, os organizadores venderam camisetas e distribuíram vuvuzelas, apitos, balões.

Segundo o coronel da PM Renato Alves, comandante do  51º Batalhão da Polícia Militar, sete quarteirões da avenida 9 de Julho ficaram totalmente lotados. “O helicóptero Águia sobrevoou a região e constatou a lotação das quadras, o que calculamos em 40 mil pessoas. Foram mais de 100 policiais militares empenhados no evento, além de toda tropa da cidade”, disse o oficial. A organização do local coordenada por Marcos Spínola de Castro, afirma que cerca de 45 mil pessoas estiveram no local.

Manifestantes

Pessoas de diferentes lugares da cidade estiveram presentes na manifestação deste domingo. Um trio de mulheres conta que acredita que o PT cai desta vez. Ana Santos por sua vez conta que sua expectativa para o protesto deste domingo é mostrar à presidente Dilma a força do povo. Para ela, a solução dos problemas políticos da nação é a queda da mesma. Ela destaca que a mudança deve ser a partir dos brasileiros, que buscam justiça.

Outra mulher presente no protesto, Edilaine Foresto, tem a certeza de que a manifestação cumpriu seu papel. Para a manifestante, dessa vez a presidente Dilma Rousseff sofre o impeachment. Diferente de Ana, Edileine também atribui a instabilidade da nação ao Partido dos Trabalhadores. "O PT todo tem que cair fora", destacou Edilaine.  Ao final, ela completa que o necessário para o Brasil mudar é a reforma política.  Mais educação e mais trabalho devem ser os focos principais da reforma, finaliza Edilaine.

Diferentes opiniões partidárias

Grande parte das pessoas presentes na manifestação do dia 16 de agosto não apoia ou é contra o partido dos trabalhadores. Entretanto em meio a multidão um homem se destacava dos demais pela cor de seu traje.

O professor Luiz Evandro Tavares, apoiador do governo Dilma, diz concordar e apoiar todas estas manifestações pacíficas. Ele afirma que os protestos deveriam ser juntos com todos os partidos. “Temos de  visar a não corrupção de todos os políticos, incluindo o PT e outros partidos. Os corruptos merecem estar na cadeia. Este é um movimento muito bonito e mostra que realmente não é apenas um partido que o faz presente e sim o povo brasileiro”.

Revide Online
Pedro Gomes e Gabriela Maulim (Colaboradores)
Fotos: Ibraim Leão

Compartilhar: