Manifestantes protestam a favor da Lava Jato e contra foro privilegiado
Domingo tem manifestação a favor da Lava Jato e contra lista fechada e foro privilegiado

Manifestantes protestam a favor da Lava Jato e contra foro privilegiado

Ato começa às 10h deste domingo, 26, na Praça XV de Novembro, no Centro de Ribeirão Preto

O Grupo Brasil Limpo realiza mais uma manifestação neste domingo, 26, em Ribeirão Preto, e, agora, a pauta é o pedido do fim do foro privilegiado para os políticos, apoio ao juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, e repúdio à proposta do sistema de lista fechada para eleição de deputados.

A manifestação, como as passadas, terá concentração na Praça XV de Novembro, no Centro, a partir das 10h. Para um dos integrantes do Grupo Brasil Limpo, Joe Rebehy, esses três assuntos são necessários para “passar o Brasil a limpo”, já que, segundo ele, o “foro privilegiado tem travado” os julgamentos dos investigados na Operação Lava Jato, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

“Os políticos não podem ter o privilégio de serem julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Esses julgamentos têm que cair nas mãos do Moro, e só assim as coisas vão andar”, comentou Rebehy, que também acredita que a proposta de reforma eleitoral para eleição de deputados pela lista fechada seja uma forma de os políticos corruptos tentarem se proteger.

“Isso ataca bem no cerne dos problemas. Não que não tenhamos outros problemas, como todas essas questões das reformas, mas este é um dos principais a serem resolvidos”, concluiu.

Fim do foro privilegiado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que analisa o fim do foro privilegiado para políticos está travada no Congresso Nacional, e no fim de fevereiro gerou até uma resposta um tanto quanto inusitada do líder do governo Temer no Senado, Romero Jucá (PMDB), que ao comentar a possibilidade de mudança nas regras do foro privilegiado, desde que sejam mantidas a algumas classes de políticos, disse que a extinção não pode ser uma “suruba selecionada”, e sim servir para todos.

Já a proposta da lista fechada para eleição de deputados está sendo discutida em Brasília, e prevê que o eleitor vote no partido, e não no candidato. Ela tem como entusiastas os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), embora tenha recebido críticas vindas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de ministros do STF, como Ayres Britto.


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar: