Maquinário parado no pátio do Saerp vira alvo de denúncia no TCE

Maquinário parado no pátio do Saerp vira alvo de denúncia no TCE

Retroescavadeiras precisam de reparos; Prefeitura abriu licitação para o aluguel de novos equipamentos

Sete retroescavadeiras estão paradas no pátio da Secretaria de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (SAERP). A Prefeitura alega que os veículos apresentaram defeito em janeiro e por isso estão sem operar. Em paralelo ao problema, uma nova licitação foi aberta para o aluguel de novas retroescavadeiras.

O vereador Lincoln Fernandes (PDT) encaminhou uma denúncia ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo ele, os sete veículos estaria há três meses sem funcionar. Esse maquinário foi adquirido entre 2019 e 2020, totalizando um investimento de R$ 2,3 milhões pelo município.

“Todas estão sem funcionamento depois que as máquinas precisaram de manutenção no ar-condicionado, que fica na cabine do operador. O valor para arrumar todas as máquinas ficaria abaixo dos R$ 100 mil”, afirmou Fernandes.

Em nota, a Saerp informou que a contratação foi realizada através de processo licitatório com início no mês de outubro de 2021 para complementar a frota. Os novos equipamentos teriam a finalidade de realizar as manutenções de limpeza de poços e reservatórios.

“Foi levado em consideração a alta demanda dos diversos serviços prestados à população, realizados diariamente, que não podem sofrer qualquer tipo de interrupção”, destacou a pasta. O valor do contrato é de R$ 345 mil.

“Reforçamos que mesmo com todo o maquinário existente funcionando, a contratação é necessária para garantir a eficiência e qualidade do serviço público prestado à população. Além disso, os equipamentos são remunerados por dia efetivo trabalhado, trazendo economicidade aos cofres públicos”, acrescentou o Saerp.

Sobre as retroescavadeiras com problemas, o Executivo declarou que aguarda a abertura de uma licitação para a contratação dos serviços de reparo.

O outro fato questionado pelo vereador, foi o aluguel de sete caminhões caçamba ao preço de R$ 1,5 milhão. A licitação foi aberta em novembro de 2021. “Atualmente a Secretaria possui dois veículos de mesmo porte, das mesmas características e que estão parados no pátio por falta de demanda”, afirmou Fernandes.

A justificativa para o aluguel desses caminhões expandir a operação tapa-buracos, além da retirada entulhos pela cidade. Além dos veículos, motoristas terceirizados também foram contratados. A Prefeitura não se posicionou a respeito desse tema.

 


Foto: Reprodução

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