Michel Temer teria indicado superintendente da Caixa em Ribeirão Preto
Quatro vice-presidentes da Caixa Econômica foram afastados por suspeita de influência política em decisões do banco

Michel Temer teria indicado superintendente da Caixa em Ribeirão Preto

Relatório de consultoria aponta e-mail do Presidente da República solicitando indicação de nome para ocupar superintendência do banco na cidade

Em 2015, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), então vice de Dilma Rousseff (PT), teria feito um pedido de indicação para o cargo de superintendência regional da Caixa Econômica Federal em Ribeirão Preto, conforme aponta o relatório de uma auditoria independente do banco, que levou o Temer a afastar quatro dos 12 vice-presidentes da entidade, na terça-feira, 16.

O e-mail, datado de 28 de outubro de 2015, foi encaminhado por Temer para Roberto Dêrzie, um dos quatro vice-presidentes que foram afastados, investigados em operações da Polícia Federal, no âmbito da Operação Greenfield. A suspeita é de que haja indicações políticas para escolha de executivos da Caixa, mas o Ministério Público Federal aponta que as indicações devem ser técnicas.

O comunicado está no relatório do escritório Pinheiro Neto, contratado pela Caixa Econômica para uma auditoria interna independente, que detectou casos de influência política no banco. A medida foi um pedido da Procuradoria-Geral da República, que requereu o afastamento de todos os 12 vice-presidentes.

O conteúdo do e-mail:

“Conforme contato telefônico, segue pleito para Superintendente Regional de Ribeirão Preto.

Atenciosamente,
Michel Temer

Vice-Presidente da República”  

Segundo o blog do Fausto Macedo, no site do jornal O Estado de S.Paulo, o e-mail se tratava de um pedido de indicação de um nome para ocupar o cargo de superintendente em Ribeirão Preto.

Os vice-presidentes afastados segundo publicação desta quarta-feira, 17, no Diário Oficial da União, são Antônio Carlos Ferreira, do Corporativo; Deusdina dos Reis Pereira, Fundos de Governo e Loterias; José Henrique Marques da Cruz, Clientes, Negócio e Transformação Digital, e Roberto Derziê de Sant'Anna, Governo.

Por nota, a Caixa Econômica Federal informou que os vice-presidentes afastados terão 15 dias para apresentar suas defesas, porém, deverão ser designados seus substitutos dentro de 30 dias. Sobre a possibilidade de haver interferência política, o banco ainda “ressalta que possui uma governança estabelecida em critérios sólidos, como demonstrado amplamente nos resultados que a empresa vem alcançando nos últimos anos. "A Caixa continua fazendo seu trabalho e sua missão, gerando valor aos clientes e sociedade como instituição financeira pública e principal agente de políticas públicas do Estado Brasileiro”.

O gabinete da Presidência da República não se manifestou sobre o caso após questionamento do Portal Revide.


Foto: Larissa Batistetti

Compartilhar: