Nogueira compara seus 100 primeiros dias aos de Dória na Capital
Nogueira compara seus 100 primeiros dias aos de Dória na Capital

Nogueira compara seus 100 primeiros dias aos de Dória na Capital

O prefeito de Ribeirão Preto pediu para que cobranças com o início de governo sejam as mesmas que prefeitos anteriores tiveram

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), fez um balanço de seus 100 dias de governo à frente do Palácio Rio Branco nesta segunda-feira, 10. Ele apresentou uma série de pontos que acredita que ajudaram o município a recuperar e ações que não foram feitas em uma década. Nogueira também comparou seu governo com os 100 dias de João Dória (PSDB), em São Paulo.

Duarte Nogueira afirmou que, nos primeiros meses de governo, a prefeitura Ribeirão Preto conseguiu sair das páginas policiais e as discussões passaram a ser as condutas da administração municipal. Além disso, ele voltou dizer que o município está incapacitado de conceder reajuste salarial de 13% aos servidores municipais, pois afirma que não conseguirá realizar os pagamentos nos meses finais do ano, assim como ocorreu em 2016. Disse também que a alegada “falta de diálogo”, apontada pelos servidores nas negociações, não é verdadeira.

“Tudo isso tem um reflexo, na saúde, na educação, na zeladoria da cidade. Portanto, quanto mais rápido for o entendimento entre as parte, mais rápido recuperamos o terreno perdido ao longo dos dez dias de paralisação”, comentou o prefeito, que ainda disse que, apesar dos movimentos grevistas – o atual e o de janeiro –, houve melhorias na cidade, como o fechamento de 18 mil buracos nas ruas e a recuperação de mais de 400 bocas de lobo, por exemplo.

Nogueira ainda afirmou que quer que as avaliações de seus 100 dias tenham o mesmo tom de consideração do que seus antecessores, já que ele acredita que houve muitas críticas pesadas a seu governo, principalmente por parte do funcionalismo municipal.

“Se for analisar os 100 dias do primeiro ano da Dárcy, os 100 dias do primeiro ano do Gasparini, os 100 dias do primeiro ano do Palocci, e os 100 dias do primeiro governo do Jábali e comparar com o nosso, é com esses que quero ser comparado, e não com análise subjetiva, ao mesmo tempo apaixonada, que envolve outras naturezas, seja política, partidária, ou resgate de resultado eleitoral por quem perdeu a última eleição, além de pequenos segmentos da imprensa, que não retratam a maioria do bom jornalismo para a nossa cidade”, afirmou o prefeito, que comparou números de ações do prefeito de São Paulo, João Dória, que foram publicados no último sábado, 8, pelo jornal O Estado de São Paulo, quando foi feito um balanço sobre os primeiros meses do prefeito da capital.

Entre os números comparados por Nogueira, estão as 18 ações do programa Passa Limpo, que ele qualificou como equivalente ao programa Cidade Linda, uma das principais bandeiras de Dória, além da pavimentação de 17 quilômetros de ruas em Ribeirão Preto, ante quatro quilômetros em São Paulo.

O chefe do Executivo ainda comentou uma suposta movimentação do Sindicato dos Servidores para a abertura de um processo na Câmara Municipal contra o seu governo, por uma acusação de que a prefeitura estaria utilizando os recursos congelados pela justiça do pagamento dos 28%, que estão sendo recalculados pela Secretaria da Fazenda.

“Não vamos jogar para o governo depois do nosso, nós vamos pagar tudo aquilo a ser pago dos 28% no nosso governo, sendo que não fizemos nenhuma dívida em nosso governo, e mesmo assim vamos pagar tudo que nós recebemos de governos anteriores. Todos os recursos dos 28% estão sendo preservados para, caso a justiça ordene pagamento imediato, não deixar ninguém abanando a mão. Se eu pagar esse valor de maneira irresponsável, aí sim a Câmara poderá abrir processo de cassação”, concluiu Nogueira.


Foto: FL Piton

Compartilhar: