Planos de governo de candidatos têm propostas repetidas e generalidades

Planos de governo de candidatos têm propostas repetidas e generalidades

Pouco objetivas, as propostas preveem construções de escolas e ensino integral, melhorias na saúde, recapeamento de qualidade etc.

Ler planos de governo faz lembrar as chatas reuniões de escolas dos filhos, onde professores, diretores ou coordenadores dizem tudo que os pais estão cansados de saber sobre seus filhos, mas se esquecem de praticar. É uma espécie de puxão de orelhas para puxar pais e responsáveis para a realidade de educação dos filhos.

Isso porque os planos de governo contemplam tudo que uma cidade precisa. Cumpridos os planos, as cidades todas seriam maravilhosas, com bom atendimento, investimentos, saúde e educação impecáveis, projetos para a segurança e respeito às crianças e idosos. Sem se esquecer do governo participativo, desde a formatação do plano de governo.

Os planos de governo de oito (o plano de Edmur Manfrin – PV – ainda está em fase final de elaboração) dos nove candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto mantêm similaridades entre eles. E exploram bastante a participação popular, demonstram preocupação com a sustentabilidade e registram a relevância da situação financeira da administração municipal para elencarem mudanças necessárias.

A valorização dos servidores e a descentralização da administração está na maioria das propostas apresentadas pelos candidatos e disponibilizadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também se fala muito em integração das secretarias e da criação e reformulação de pastas já existentes.

Na infraestrutura está, claro, o compromisso de tapar buracos e a realização de recapeamento de ruas da cidade. em uma delas, a promessa é recapear ruas com a mesma qualidade de pavimentação da avenida Castelo Branco, na Zona Leste.

Entre as pastas que podem ser criadas estão a da Habitação e a da Segurança Pública. Assim como a ampliação da Secretaria de Turismo, que seria também de Desenvolvimento Econômico. A construção de um centro administrativo está na proposta de pelo menos três candidatos. A criação de um Poupatempo Empresarial aparece em dois planos de candidatos.

Há propostas para aumento de Programas de Saúde da Família e de modificações que levem ao melhor atendimento na saúde, como término de construção de unidades e aumento de equipes no setor. Em dois planos a organização das propostas foi dividida em eixos.

Para a Educação há projetos que visam à criação do período integral na rede municipal de ensino e modernização tecnológica, com a instalação de lousas eletrônicas e o fornecimento de tablets para professores e alunos.

Os planos de governo estão em arquivo PDF e podem ser visualizados em sua forma completa, seguindo os links abaixo. Eles têm de 6 a 139 páginas, o que não quer dizer que são mais completos, ou menos. Estão, na verdade, resumidos ou detalhados. E alguns até informam que não se trata de um compromisso, mas de intenção de realizar obras e serviços ali dispostos.

Para conhecer os programas basta acessar o link abaixo

Alexandre Sousa (PTdoB)
Doutor Hermenegildo (PSOL)
Duarte Nogueira (PSDB/PPS)
Fábio Zan (REDE/PPL)
Gandini (PSB)
Ricardo Silva (PDT/PMDB)
Rodrigo Camargo (PTB)
Wagner Rodrigues (PCdoB/PT)


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: