Político da região substitui senador que vai para o Itamaraty
Político da região substitui Senador que vai para o Itamaraty

Político da região substitui senador que vai para o Itamaraty

Airton Sandoval, de Franca, será o novo representante de São Paulo no Senado, em substituição a Aloysio Nunes

Com o anúncio por parte do Governo do Presidente Michel Temer (PMDB), de que o senador por São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), será o novo ministro de Relações Exteriores, em substituição a José Serra, do mesmo partido, o político de Franca, na região de Ribeirão Preto, Airton Sandoval, também do PMDB, assumirá a cadeira no Senado Federal.

Sandoval deve assumir a vaga deixada por Aloysio assim que o novo ministro assumir suas funções no Itamaraty, o que deve ocorrer na próxima terça-feira, 7, em Brasília – o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio, também assumirá neste dia.

O francano tem 73 anos de idade e já foi deputado federal por quatro ocasiões entre 1975 e 1995, e era ligado ao ex-governador Orestes Quércia, junto do qual disputaria as eleições para o Senado em 2010 como suplente, antes que Quércia desistisse da disputa por problemas de saúde – o ex-governador morreu em dezembro daquele ano.

Com a desistência de Quércia, Sandoval disputou o cargo como suplente de Aloysio Nunes, que recebeu o apoio do então adversário. Agora, o Estado de São Paulo será representado no Senado por José Serra, que volta do Itamaraty, e Marta Suplicy (PMDB), além do novo senador.

Novo ministro

O anúncio de Aloysio Nunes para o Ministério de Relações Exteriores ocorreu nesta quinta-feira, 2. O governo Temer justificou a escolha em razão da função de Nunes na comissão de Relações Exteriores do Senado.

“Seu período como presidente da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal é exemplo claro do elevado valor e das importantes contribuições que o Senador Aloysio Nunes Ferreira traz para a promoção e a defesa dos interesses de nossa política externa”, afirmou Temer em comunicado transmitido pelo porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.

 


Foto: Pedro França/Agência Senado

Compartilhar: