Prefeitura de Ribeirão Preto anexará Secretaria do Turismo à Cultura

Prefeitura de Ribeirão Preto anexará Secretaria do Turismo à Cultura

Prefeito Duarte Nogueira (PSDB) divulgou novos detalhes sobre o secretariado na gestão 2021-2024

A Prefeitura de Ribeirão Preto divulgou, nesta quinta-feira, 10, novos detalhes sobre a equipe que o auxiliará no Executivo a partir de 2021. Dentre as mudanças, estão a junção da Secretaria do Turismo à da Cultura e a criação da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento.

As mudanças foram protocoladas nesta quinta-feira na Câmara Municipal dos Vereadores na forma de um projeto de lei. Assim, as atribuições da Secretaria de Turismo serão transferidas para a nova Secretaria de Cultura e Turismo.

Além disso, será criada a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, que deverá receber os assuntos referentes a desenvolvimento econômico, que hoje são responsabilidade da Secretaria do Planejamento e Gestão Pública. 

"Ela vai ter esse caráter de identificar oportunidades de investimentos, preencher portfólios sobre as características de atração de Ribeirão Preto.[...] A equipe da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento vai ter o papel junto com o Grupo de Transição e Retomada e com o resto da nossa equipe, de acelerar a produção e recuperação de empregos e renda da nossa cidade", comentou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Por fim, a Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU), sairá da estrutura da Secretaria de Administração e passará a integrar a pasta da Infraestrutura.

Ainda na coletiva desta quinta-feira, foram anunciados mais cinco nomes que ocuparão cargos no Executivo. Permanecem nos cargos: Pedro Luiz Pegoraro, na Secretaria de Obras Públicas; Marcelo Tarlá Lorenzi, na Secretaria de Negócios Jurídicos e Maria Regina Ricardo, no Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM).

Na Secretaria de Assistência Social, sai Guido Desinde Filho e entra Renata Corrêa Gregoldo, que já foi presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto. Além dela, a Tássia Corrêa Rezende assume a chefia do Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sassom), cargo que também era ocupado por Maria Regina Ricardo. Tássia é engenheira de produção e possuí especialização em gestão avançada de pessoas e engenharia de segurança do trabalho.

Apesar do anúncio, ainda não foram confirmados os nomes dos secretários que ocuparão a nova pasta da Cultura, atualmente chefiada por Isabella Pessotti; a de Planejamento e Gestão Pública, na qual o secretário Edsom Ortega recebeu convite para integrar a equipe do prefeito Bruno Covas (PSDB), em São Paulo; e nem a nova Secretaria de Inovação e Desenvolvimento.

A equipe será definida em três anúncios agendados para os dias 18, 21 e 22 de dezembro.

Outros nomes

Nessa quarta-feira, 9, a Prefeitura anunciou a primeira rodada d mudanças na administração municipal. Na Casa Civil, sai Nicanor Lopes e entra o ex-secretário de Esporte e coordenador da campanha nas eleições, Ricardo Aguiar. Na Secretaria de Governo, sai Alberto José Macedo e entra Antônio Daas Abboud, atual secretário-adjunto da Casa Civil. Por fim, na pasta da Administração, sai Marine Vasconcelos e entra André Almeida Morais. Todos os novos indicados integram a equipe de transição do governo, que tem Abboud como coordenador.

Permanecem nos cargos o secretário de Educação, Felipe Elias Miguel e a coordenadora de Comunicação Social, Rennata Bianco. Sobre os secretários que deixarão o cargo no final de 2020, Nogueira não garantiu se eles seguirão no governo. Também não foi confirmado se o vice-prefeito, Daniel Marques Gobbi (PP), receberá uma secretaria.

Oficialmente, foram esses os cargos confirmados pela Prefeitura. Outras pastas de destaque ainda deverão ser divulgadas em nova coletiva convocada para a tarde de quinta-feira, 10.

O que se apurou, até o momento, é que na Fazenda, Manoel de Jesus Gonçalves deixará o cargo. O substituto ainda não foi confirmado. Além dele, segundo informado pelo próprio prefeito, o secretário Edsom Ortega Marques, da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, recebeu convites para integrar a equipe do prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB), em São Paulo, mas ainda não confirmou se aceitará ou não.

Ademais, o secretário de Saúde Sandro Scarpelini, que teve papel de destaque durante a pandemia em Ribeirão Preto, recebeu convite de Nogueira para continuar no cargo. "Esse é um assunto que ainda não foi definido, o Dr. Sandro é um espetacular secretário de Saúde. Vou dizer a vocês que já o reconvidei, mas ele saiu de férias sem dar a resposta para mim e vai voltar na segunda-feira, espero que a resposta seja positiva", comentou o Nogueira em tom amistoso.


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: