Prefeitura de Ribeirão Preto apresenta primeiras mudanças na equipe para 2021

Prefeitura de Ribeirão Preto apresenta primeiras mudanças na equipe para 2021

Nesta quarta-feira, 9, prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou mudanças nas secretarias de Governo, Casa Civil e Administração

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) apresentou, na tarde desta quarta-feira, 9, as primeiras mudanças no secretariado para a gestão 2021-2024. Em coletiva concedida no Palácio do Rio Branco, o chefe do Executivo anunciou mudanças nas secretarias de Governo, Casa Civil e Administração.

Na Casa Civil, sai Nicanor Lopes e entra o ex-secretário de Esporte e coordenador da campanha nas eleições, Ricardo Aguiar. Na Secretaria de Governo, sai Alberto José Macedo e entra Antônio Daas Abboud, atual secretário-adjunto da Casa Civil. Por fim, na pasta da Administração, sai Marine Vasconcelos e entra André Almeida Morais. Todos os novos indicados integram a equipe de transição do governo, que tem Abboud como coordenador.

Permanecem nos cargos o secretário de Educação, Felipe Elias Miguel e a coordenadora de Comunicação Social, Rennata Bianco. Sobre os secretários que deixarão o cargo no final de 2020, Nogueira não garantiu se eles seguirão no governo. Também não foi confirmado se o vice-prefeito, Daniel Marques Gobbi (PP), receberá uma secretaria.

Oficialmente, foram esses os cargos confirmados pela Prefeitura. Outras pastas de destaque ainda deverão ser divulgadas em nova coletiva convocada para a tarde de quinta-feira, 10.

O que se apurou, até o momento, é que na Fazenda, Manoel de Jesus Gonçalves deixará o cargo. O substituto ainda não foi confirmado. Além dele, segundo informado pelo próprio prefeito, o secretário Edsom Ortega Marques, da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, recebeu convites para integrar a equipe do prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB), em São Paulo, mas ainda não confirmou se aceitará ou não.

Ademais, o secretário de Saúde Sandro Scarpelini, que teve papel de destaque durante a pandemia em Ribeirão Preto, recebeu convite de Nogueira para continuar no cargo. "Esse é um assunto que ainda não foi definido, o Dr. Sandro é um espetacular secretário de Saúde. Vou dizer a vocês que já o reconvidei, mas ele saiu de férias sem dar a resposta para mim e vai voltar na segunda-feira, espero que a resposta seja positiva", comentou o Nogueira em tom amistoso.

Equipe de transição

Normalmente, equipes de transição costumam ser criadas para compartilhar informações com uma nova equipe que ocupará o Executivo. Contudo, mesmo reeleito, Nogueira convocou uma equipe com 14 nomes que deverão auxiliar no planejamento para a implantação dos compromissos do plano de governo e participar da elaboração de documentos, minutas e projetos pertinentes à transição.

Segundo o decreto, caberá à equipe a articulação dos trabalhos de transição junto a órgãos e entidades da administração municipal. O  relatório de transição deverá subsidiar os trabalhos de equipe de transição que terão os seguintes princípios: "I - colaboração entre a Administração atual e a sucessora; II - transparência da gestão pública; III - continuidade dos serviços públicos; IV - preservação do interesse público".

Assim, segundo o documento, os titulares de órgãos e entidades da Administração Municipal deverão elaborar relatórios de todas as informações requisitadas pelo coordenador da Equipe de Transição de Governo.

A equipe será formada pelos seguintes nomes:

Antônio Daas Abboud (Coordenador) 
Felipe Elias Miguel 
Ricardo Miguel de Aguiar 
Daniel Marques Gobbi 
André Almeida Moraes
Ana Lucia Corsino Picão
Lineu Andrade de Almeida
Marcelo Cesar Carboneri
Thomaz Perianhes Junior
José Ronerto Bonetti
José Mauro de Araujo
Amaury José Rezende
Alberto Borges Matias
Lilian Rosa


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: