Transição de Nogueira diz que não encontrou nenhuma organização na Prefeitura de Ribeirão
Transição de Nogueira diz que não encontrou nenhuma organização na Prefeitura de Ribeirão

Transição de Nogueira diz que não encontrou nenhuma organização na Prefeitura de Ribeirão

Economista Alberto Mathias apresentou balanço dos trabalhos da equipe de transição; levantamento aponta que reorganização será a tarefa mais difícil do próximo governo

A equipe de transição do prefeito eleito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), avalia como urgente a necessidade de intervenção para equilíbrio de contas da prefeitura, e aponta como desorganizada a Administração Municipal, disseram os membros da equipe, nesta sexta-feira, 30.

O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Alberto Mathias, afirma que equipe, que atua desde o início do mês de novembro, “não encontrou nenhuma organização dentro da prefeitura”, considerado um dos principais obstáculos que o próximo prefeito terá de superar na gestão do município.

“A Prefeitura tem um alto número de servidores afastados e excesso de funcionários alocados fora de suas funções definidas”, aponta o relatório da equipe de transição. Outro membro da equipe, André Lucirton Costa, também professor da USP, disse, em vídeo apresentado no balanço dos trabalhos da equipe, que a prefeitura de Ribeirão Preto “perdeu o controle”, e que vai demorar para a próxima gestão por a situação em ordem, “para atender a população de maneira eficiente”.

Também em vídeo, Marcos Fava Neves, colega de Lucirton e Mathias na transição e na FEA, disse que nunca tinha visto uma situação tão ruim quanto a encontrada na prefeitura de Ribeirão Preto. “Não lembro de ter encontrado uma situação de descalabro e desorganização tão grande quanto essa encontrada na prefeitura de Ribeirão Preto”, avaliou.

Eles apontam que solução para resolver o problema é o corte de desperdícios, renegociar contratos, reduzir cargos de confiança, equilibrar contas e recuperar a capacidade de investimentos do município, e sugeriram uma lista com 30 medidas entregue ao prefeito eleito.

Duarte Nogueira afirmou que algumas já entram em vigor a partir de segunda-feira, 2 de janeiro, como a criação do Conselho, criação do comitê de otimização, planejamento estratégico, racionalização de gastos, controle de carros oficiais, despesas de celulares, despesas de luz, água e telefone.

Além disso, Nogueira afirmou que reduzirá a quantidade de cargos de comissão na Administração Municipal. “O atual governo [com a Gláucia Berenice] já fez uma série de medidas de exonerações. Nós vamos cumprir neste caso da sugestão de corte de no mínimo 20% e vão ser cumpridas em todas as secretarias e órgãos de administração direta”, afirmou o prefeito eleito.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: