Últimas coligações para as eleições 2016 estão próximas de definições

Últimas coligações para as eleições 2016 estão próximas de definições

Oficialmente, PMDB deve definir nesta quinta-feira, mas já teria aliança selada; PV tem reunião no diretório estadual e PHS vai com Nogueira

Com o prazo para realização de convenções e registros de candidatos se afunilando, as coligações começam a entrar em reta final de definições. Vários partidos já anunciaram para onde vão e outros ainda aguardam o momento certo para selar compromisso ou apenas anunciar oficialmente o que já está decidido.

Um dos mais especulados neste período de conversas é o PMDB, em função de ter o segundo maior tempo na propaganda eleitoral gratuita e da força política do partido. O partido chegou a ensaiar candidatura própria a prefeito, mas o caminho deve ser a coligação.

O presidente do diretório municipal do PMDB, Paulo Saquy, disse que uma reunião na tarde desta quinta-feira, 28, deve definir o que o partido irá fazer nas eleições de 2 de outubro. “Temos que definir, porque a convenção é na sexta-feira”, disse Saquy. Nos bastidores, a coligação com o PDT do pré-candidato Ricardo Silva é dada como certa, mas nenhum dos dois partidos confirma.

Outro que está em busca de definições é o Partido Verde. André Rodini, presidente local do PV, viajou nesta quinta-feira, 28, para São Paulo para uma conversa com o presidente nacional da legenda, José Luiz de França Penna, onde se pode definir alianças.

Rodini diz existir pressão do governo estadual para que o partido se una ao PSDB em Ribeirão Preto, o que ele não deseja. “Vou tentar definir isso com o Penna”, disse. A intenção primeira do PV em Ribeirão Preto seria coligar com o PSB, que deve lançar a candidatura do juiz aposentado João Gandini.

PHS com Nogueira

O ex-deputado federal Corauci Sobrinho, presidente local do PHS, desistiu da pré-candidatura a prefeito para apoiar a candidatura do deputado federal Duarte Nogueira (PSDB). A decisão foi acertada nesta quarta-feira, 27, em São Paulo, quando Corauci s reuniu com o presidente estadual do partido e vereador em São Paulo Laércio Benko.

“Decidimos pelo apoio em função da resolução estadual, que fará coligações com o PSDB. Mas a coligação será apenas na majoritária (prefeito e vice). Para a coligação proporcional (vereadores) ainda estamos conversando com alguns partidos”, disse Corauci. Também pesou na decisão o fato de o ex-deputado ter que voltar para a administração da rádio CMN, em função de um acidente sofrido pelo irmão, o vereador Coraucci Netto (PSD).

Em meio às notícias políticas dos últimos dias circulou a informação de que o ex-prefeito João Gilberto Sampaio (PEN) teve sua pré-candidatura lançada. Mas ele sofreu uma queda nesta quarta-feira, 27, e quebrou a clavícula. Segundo a esposa do ex-prefeito (que governou Ribeirão Preto entre 1983 e 1988), Maria Luiza, ficou tudo indefinido, porque ainda não se sabe se ele precisará passar por cirurgia.

Confirmadas

Várias alianças já foram noticiadas por vários partidos, mas confirmadas por convenções há apenas duas coligações para a disputa de prefeito e vice para as próximas eleições. Nos dois casos as uniões são para as disputas majoritária e proporcional. O PCdoB formalizou chapa com o PT e o PTB formalizou com o PSD, que pode indicar o candidato a vice-prefeito.

 

 

 

 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: