Sevandija faz vereadora propor alteração no regime interno da Câmara
Sevandija faz vereadora propor alteração no regime interno da Câmara

Sevandija faz vereadora propor alteração no regime interno da Câmara

Para evitar a situação vivenciada pela Câmara Municipal no final do ano passado, o projeto de resolução determina que seja declarado vago o cargo de membros afastados judicialmente

Para evitar a situação vivenciada pela Câmara Municipal no final do ano passado, o afastamento judicial de vereador passa a ser motivo de vacância de cargo da Mesa Diretora. É o que prevê o projeto de resolução da vereadora Gláucia Berenice (PSDB) ao propor alterar o Regimento Interno e permitir a recomposição da mesa.

No ano passado, após o afastamento de quatro membros da mesa pela Operação Sevandija, não foi possível a eleição de novos membros por conta da falta desta previsão. Até o momento, somente a extinção do mandato político, o licenciamento acima de 60 dias, a renúncia e a destituição davam causa à vacância dos cargos.

“Como o regimento é taxativo, não há brecha para qualquer tipo de interpretação. Então não havia como recompor a Mesa naquela ocasião e assumi a única vaga em que a titular do cargo renunciou”, diz Gláucia.

Leia mais
Câmara Municipal não convocará suplentes e seguirá com 13 vereadores


Projeto

O projeto de resolução determina que seja declarado vago o cargo de qualquer membro afastado judicialmente, ainda que em caráter precário, ou seja, o afastamento não precisa ser definitivo para as providências visando a substituição do vereador. 

Ocorrendo a situação, a Câmara será convocada, mesmo em recesso, a partir de 48 horas da comunicação do afastamento pelo Poder Judiciário e realizará eleições suplementares, como já prevê o Regimento Interno. 


Foto: Acervo Revide

Compartilhar: