WhatsApp é ponto de interação entre político e sociedade
WhatsApp: ponto de interação entre político e eleitor

WhatsApp é ponto de interação entre político e sociedade

Passando pelos vereadores de Ribeirão Preto, até pelo prefeito Duarte Nogueira, aplicativo é considerado meio de interação e diálogo com cidadãos

Uma forma de ficar mais perto da população e até de interagir com mais facilidade com ela. Essas são as justificativas dos políticos que encontraram nas mensagens do WhatsApp uma forma de difundir mais o seu trabalho, e o que eles acham pertinente que seja discutido, além de chegar mais facilmente à imprensa e aos possíveis eleitores.

A prática é comum entre os vereadores na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, e é adota pelo presidente da Casa, Rodrigo Simões (PDT), por exemplo. O vereador Fabiano Guimarães (DEM), que acredita ser importante para divulgar o trabalho que tem sido feito na Câmara.

“Temos um ótimo retorno com essa iniciativa. Todo mundo que eu cadastro me dá uma aceitação boa. Acho isso pertinente, porque é bacana divulgar o trabalho. Porém, não adoto com muita frequência, porque eu mesmo faço, e acaba tomando um pouco de tempo”, disse Guimarães.

Outro adepto da prática é o ex-vice-prefeito Marinho Sampaio (PMDB), que apela pela moderação na utilização do aplicativo, até para não abusar da paciência dos eleitores. Ele acredita ser uma “boa ferramenta” para divulgar assuntos importantes e segmentados. “Tem que ter um critério, não pode ser textão, tem que ser útil e não apenas marqueteiro”, aponta Sampaio.

Além de parlamentares, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), aponta a eficiência e a rapidez como motivos para sua adoção, além de poder interagir com a população, que pode responder com sugestões e reivindicações.

“Tenho tido boa receptividade das pessoas que recebem nossas informações. Não deixo de utilizar, no entanto, as demais formas de comunicação, como outras redes sociais e a imprensa, tão importante na informação e formação das pessoas. A essência disso é intensificar o diálogo da sociedade civil organizada consigo própria”, afirmou o prefeito.


Foto: Allan White/ Fotos Públicas

Compartilhar: