5 dicas para quem quer perder o medo de falar em público
5 passos necessários para quem quer perder o medo de falar em público

5 dicas para quem quer perder o medo de falar em público

“Curso de Oratória Puntel” descomplica a arte de falar em frente a outras pessoas

O medo de falar em público é um desafio para pessoas das mais variadas áreas profissionais. Comunicadores, vendedores, empresários, advogados e até mesmo estudantes só conseguem vencer esse fantasma se seguirem alguns passos à risca.

No “Curso de Oratória Puntel”, que oferece aulas de apresentação gratuitas nos dias 6 ,7, 8 ou 11 de março, os alunos aprendem, em 11 etapas, muitos passos para o domínio da gestualidade, descomplicando a arte de falar em público. Aqui vão 5 deles:

1.  O “branco” só ataca quem não o respeita.
Quantas vezes diante de um público, você já viu oradores ficarem com a boca seca, as mãos suadas e as pernas trêmulas? Sabem por que isso acontece? Porque achamos que, na hora do sufoco, damos um “jeitinho”. Nada disso! O “branco” exige o nosso mais profundo respeito. E respeitá-lo é não temê-lo!

2. “Olhos nos olhos quero ver o que você diz!”
Lembram-se desta música do Chico Buarque? Nossos interlocutores querem que nos interessemos por eles. Por isso, para prendermos sua atenção, é preciso falarmos com eles, mantermos o tom de conversa, de olho no olho.

3. Você é orador ou oradora de quantos gestos?
Você sabia que, antes de dirigirmos a palavra, o nosso corpo já denuncia se estamos nervosos? Ou, ou ao contrário, se estamos seguros? Mas, como saber isso? Que tal você ter suas apresentações filmadas para receber orientação de como usar a gestualidade e a postura?

4. “Conte-me uma história. Só mais uma!”
Não há criança no mundo que peça aos pais para não lhes contarem histórias. Pelo contrário, querem mais uma, só mais uma antes de dormirem! As histórias são poderosas porque formam um cenário em nossa mente. Com os adultos, o processo é o mesmo. Gráficos, planilhas, números projetados em uma tela são importantes, mas só nos emocionam se soubermos as histórias que estão por trás do resultado alcançado pela nossa empresa, as histórias que levaram a nossa equipe a atingir as metas propostas pela diretoria.

5. “Saio das reuniões rouco de tanto ouvir.”
Tancredo Neves, político experiente que era, disse uma vez esta frase, que parece um disparate. Mas ele não deixa de ter razão. Sabe aquele amigo ou amiga que você chama de confidente? Eles não têm o dom de escutar você? Assim também são os oradores que sabem ouvir. Escutar seus ouvintes, saber o que eles querem ouvir é saber interagir. Por isso, parafraseando o escritor Rubem Alves, é preciso que um curso de oratória seja também de “escutatória”.  
 

Quer saber mais passos como esses? Entre em contato com o “Curso de Oratória Puntel”: 


Oficina Literária Puntel
Onde: Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá.
Telefone: (16) 3623-6199 / (16) 3623-1729.
Site: www.puntel.com.br

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: