A fotografia digital e o ato de fotografar: dois assuntos interligados, mas com entendimentos diferentes

A fotografia digital e o ato de fotografar: dois assuntos interligados, mas com entendimentos diferentes

Professor da Bauhaus Brasil, Ary Sousa Filho, dá dicas de como obter fotografias mais impactantes

A fotografia digital e o ato de fotografar: dois assuntos interligados, mas com entendimentos diferentes

“A era digital elevou a fotografia a um novo patamar: o fácil acesso ao equipamento fotográfico. Seja ele uma câmera embutida em um smartphone, simples ou de última geração, passando pelas câmeras compactas e chegando aos equipamentos semiprofissionais e profissionais, qualquer um pode registrar uma fração do tempo, eternizando este momento”.

Quando apontamos a câmera do nosso smartphone, ou mesmo uma câmera compacta e disparamos, a fotografia resultado desta ação foi inteiramente calculada pelo equipamento. Muitas vezes percebemos que a fotografia poderia ser melhor. Para isso seria necessário que tivéssemos o total controle nos ajustes do nosso equipamento - fotografar no modo manual.

Aqui teremos a condição de realizar todos os ajustes para encontrar a quantidade ideal de luz para a nossa fotografia, além de registrar de maneira mais artística – profissional - determinadas cenas.

O professor Ary Sousa Filho, da Bauhaus Brasil, dá dicas de como o usar o modo manual de sua câmera fotográfica para obter fotografias mais impactantes.

Profundidade de campo

Sabe aquela foto com o fundo desfocado que chama muito a atenção? Para conseguir este tipo de efeito o fotógrafo deve entender que a objetiva fotográfica (a lente) só focaliza uma parte da imagem. Assim, quando ajustamos a abertura da nossa objetiva, associada ao tamanho dessa objetiva e à distância que se encontra o objeto a ser fotografado, interferimos no quanto dessa imagem ficará em foco.

Portanto, para uma imagem com um bonito desfoque do fundo, use uma grande abertura da sua objetiva, de preferência teleobjetiva, e se aproxime do objeto.

Fotografia com baixa luminosidade

Este é, sem dúvida, um dos maiores desafios de quem se aventura em fotografar no modo manual. A baixa luminosidade nos força a configurar a câmera de modo que ela capte uma quantidade ideal de luz.

Para isso, ela exigirá aberturas grandes, obturadores lentos e ISO alto, o que fará com que suas fotos percam qualidade e nitidez, através de “ruído” (ISO alto) e tremores pelo obturador lento. Nesta condição sugiro utilizar a câmera em um bom tripé, configurando-a com um ISO baixo, ajustando uma boa abertura e equilibrando com o obturador necessário sem se preocupar se o mesmo ficará lento.

Panning

Esta técnica permite fotografar com o obturador lento e a câmera na mão, obtendo uma imagem com o objeto em foco e o fundo borrado. Configure sua câmera para um obturador lento (algo menor que 1/50s); ISO baixo; e ajuste a exposição com a abertura de diafragma; selecione o sistema de autofoco contínuo (AI Servo para Canon ou AF-C para Nikon), aponte para o objeto em movimento, faça o foco e siga o objeto com a câmera até o ponto de disparo e continue a seguir o objeto. Para essa técnica é necessário ser persistente e tentar várias vezes até obter a foto desejada.


Foto: divulgação

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