Diversidade étnico-racial

Diversidade étnico-racial

Incentivo à diversidade étnico-racial por meio da capacitação vem desenvolvendo ações para que os professores sejam agentes multiplicadores em sala de aula

Cursos sobre história, cultura e arte africana são oferecidos aos professores desde o ano passado, objetivando adequar estabelecimentos de ensino fundamental e médio à Lei Federal 10639/03. Em 2009, a Secretaria também promoveu uma visita monitorada ao Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba, levando cerca de 40 docentes. Além disso, um seminário sobre preconceito, racismo e discriminação, aberto a todos os professores da rede foi realizado no 1º semestre de 2010.

A aquisição de livros didáticos e paradidáticos sobre a cultura afro-brasileira para equipar a Casa do Professor e disponibilizar material de apoio e pesquisa aos professores, também faz parte dos investimentos.

Segundo a secretária da Educação, Débora Vendramini, o professor Antonio Carlos Lopes Petean, coordenador para a área de Diversidade Étnico-racial e Cultural, tem trabalhado neste sentido com a finalidade de aprimoramento dos professores adequando a Lei Federal 10369/03. “O professor tem desenvolvido um trabalho que atenderá às nossas necessidades e também para nos adequarmos a lei. Estamos desenvolvendo projetos que possibilitem a capacitação dos professores da rede municipal para atender essas exigências, além de conhecermos mais e melhor a cultura afro-brasileira, diz a secretária.

Em 2010, o cronograma de atividades para a promoção da diversidade étnico-racial e cultural da Secretaria Municipal da Educação prevê a realização do curso “Histórias e Ritmos da Diáspora Negra”, além de visitas monitoradas a museus.

Compartilhar: