Evolução natural da espécie

Evolução natural da espécie

Recém-lançada pela Volkswagen, a Amarok, que pôde ser testada durante a Agrishow, estabelece novos padrões tecnológicos para picapes médias no Brasil

Texto: Yara Racy
Fotos: Ibraim Leão

Colocada para demonstração na Agrishow 2010, a Amarok, lançamento que introduz a Volkswagen no segmento das picapes médias, surpreendeu na pista de testes montada pela Itacuã durante o evento. As impressões positivas causadas pelo modelo em quem se aventurou a testá-lo, puderam ser acompanhadas não apenas por quem aguardava a vez de experimentar seu conforto e tecnologia, mas também por quem simplesmente assistia ao espetáculo proporcionado pelo sobe e desce de picapes nos morros e buracos criados para a demonstração.

Emocionante para quem nunca dirigiu uma picape, ainda mais nas situações extremas simuladas, e surpreendente para quem já está habituado ao dia a dia de estradas de terra e momentos que exigem torque e tração do veículo, o teste da Amarok foi feito por muitos interessados em vivenciar momentos de emoção.

Bastava criar coragem, assinar o termo de responsabilidade, depois se posicionar confortavelmente na picape com banco ajustado, cinto afivelado e as duas mãos ao volante para, então, se aventurar a transpôr um ângulo negativo de 49º de inclinação lateral, seguido da subida de 50º e da descida de 58º do “Morro King” e, por último, erosões profundas, que mantinham o veículo sob uma ou duas rodas apenas, criadas para testar suspensão, chassis e cabine. “Procuramos simular as adversidades que um motorista encontra no dia a dia e oferecer a orpotunidade de utilização de toda tecnologia da Amarok. Cerca de 90% do público que fez o teste já tem picape e 98% se surpreenderam com o resultado”, afirmou o piloto instrutor Juca Machado, responsável pela pista montada na Agrishow.

Dois momentos marcantes do circuito foram os testes com os sistemas HSA e HDC. O primeiro, na subida do “Morro King”, quando o instrutor ordenava frear a picape, acionar o ponto morto e, há quase 50º de inclinação, soltar os pés do freio e embreagem simultaneamente. Surpreendentemente, a Amarok ficava parada, em plena subida, durante três segundos para, em seguida, deslizar aos poucos, em trancos suaves, inteligentemente travando as rodas para evitar colisão traseira. O segundo, ainda mais emocionante, quando há 58º de inclinação, com toda a pista vista lá do alto, cercada de curiosos com máquinas fotográficas e câmeras digitais em punho, o instrutor ordenava enfaticamente repetir a dose e soltar os pés rapidamente. Mais uma vez, para surpresa de quem dirigia, a Amarok deslizava segura e vagarosamente morro abaixo, impedindo uma colisão frontal.

O assistente de descida (Hill Descent Assist) é um equipamento que mantém a velocidade constante nas descidas, aumentando a segurança e o controle em declives acentuados. Enquanto o assistente de subida (Hill Hold Assist) imobiliza automaticamente o veículo nas subidas até que o condutor acelere o suficiente para impedir o recuo involuntário. Ambos são uma inovação para o segmento de picapes médias.

Habituado a dirigir esse tipo de veículo, o administrador de fazenda Juliano Guidi, foi uma das pessoas que não resistiram a tentação de experimentar a força do motor turbodiesel de alta tecnologia da Volkswagen. O TDI 2.0 com 120 kw / 163 cv e injeção common-rail conta com dois turbocompressores sequenciais que disponibilizam um torque de 400 Nm a apenas 1.750 rpm. Ainda é econômico e emite baixo índice de poluentes. “Já tive quase todos os modelos de picapes — álcool, diesel, gasolina e flex. É um tipo de veículo resistente e útil para o trabalho de transporte de equipamentos, implementos, etc. Achei que a Amarok fosse parecida com as demais, só mais uma picape, mas o sistema de tração me surpreendeu. Acredito que outras não façam o que ela fez nessa pista. Não pude evitar um certo ‘frio na bariga’ nos testes de inclinação, achei que ela fosse tombar, mas fiquei satisfeito com o teste, é uma picape excelente”, ressaltou.

O sucesso da pista de testes montada na feira foi tão grande que a Itacuã pretende inaugurar uma semelhante em sua unidade da Castelo Branco. “A participação na Agrishow foi excelente para o lançamento da Amarok. Foram 500 testes efetivos durante o evento. Era um lançamento esperado e os clientes puderam dirigir e conhecer toda sua tecnologia. Já temos a picape disponível para ‘best drive’ na concessionária e o projeto da pista de testes, em breve, deve sair do papel”, disse a supervisora de vendas Roseli Isabel Lemos Torres. 

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