Minis que são o máximo

Minis que são o máximo

Pequeno no tamanho, mas impressionante no design, na motorização e nos equipamentos, o Mini Cooper é um “carrão” com cara de “carrinho”

Ele chama a atenção desde 1959, quando começou a ser produzido pela BMC, sob o nome de Mini Classic.

Relançado em 2001, pela BMW, e repaginado em 2006, continua a chamar a atenção nas ruas e estradas e conquista cada vez mais admiradores do conceito original “compacto no exterior, espaçoso no interior” por todo seu charme e elegância bem distribuídos em um visual retrô de porte pequeno, porém de alta esportividade.

Esse, aliás, é o ponto forte do veículo. De acordo com o engenheiro de produção Juliano Minniti Silveira, dono de um Mini Cooper S Cabriolet, o carro tem a esportividade de um kart. “Sou apaixonado por velocidade e, certa vez, andei na frente de uma moto bem potente. Detalhe: o modelo vai até 245 km/h no painel. Se é real não sei, mas tenho foto a 230 km/h”, conta.

O Mini Cooper é o primeiro carro do segmento dos veículos pequenos e compactos a ter um motor aspirado com temporização das válvulas totalmente variável. Este controle não só reduz as emissões e o consumo de combustível, como também aumenta a típica sensação desportiva do Mini.

Adorador de veículos conversíveis, Juliano já teve outros modelos, mas o Mini Cooper é o primeiro. “Escolhi o modelo porque me atendeu melhor. É um conversível de quatro lugares e tenho dois filhos. Fora o design maravilhoso e o desempenho, que não precisamos nem falar, ele cumpre muito bem as finalidades de se ter prazer em dirigir (esportividade) e lazer (passeio em família)”, relata.

Segundo o engenheiro, os quatro lugares, a motorização e o design são as principais vantagens do veículo que, por ser um esportivo, tem a suspensão bem rígida, exigindo uma direção um pouco mais cuidadosa em pisos irregulares. “O botão Sport deixa a direção eletrônica ainda mais precisa, oferecendo resposta imediata do acelerador e mudanças mais rápidas de marcha na transmissão automática”, explica.

O painel diferenciado do Mini Cooper possui botões que lembram os de aviões. O console central tem um grande velocímetro de multifunções e o contador de giros fica isolado no painel. Diferenciais únicos do veículo, que ainda oferece vários opcionais de fábrica, desde faixas até retrovisores com bandeiras quadriculadas, o que o torna ainda mais interessante. “Já plotei esse carro na época da Stock Car com quadriculados. Resumindo: é um carro de verdade, mas que dá para brincar também, ou seja, um brinquedo de gente grande”, afirma Juliano.

O Mini não é apenas um carro pequeno com a condução mais divertida, mas é também um dos mais seguros. Sofisticados, os sistemas de regulagem e suspensão de alta precisão combinam com discos dos freios elaborados para eliminar situações perigosas. Todos os mini possuem Sistema de Freio Anti-Bloqueio (ABS), Controle de Frenagem em Curva (CBC), Controle Eletrônico de Frenagem (EBD) e Assistente de Frenagem de série.

Um clássico moderno

Estes pequenos objetos de desejo chegaram ao Brasil em abril de 2009 e, em dezembro, a Eurobioke já inaugurava a sua própria concessionária Mini Cooper em Porto Alegre.

Custando entre R$ 89.700,00 (modelo mecânico) e R$ 139.700,00 (Mini Cooper Cabrio S), além de frete e acessórios, o carrão com cara de carrinho conquista todo tipo de público. “O Mini Cooper atinge todos os perfis de clientes, desde os jovens até os mais experientes. Também contempla o público feminino em todas as suas faixas etárias e classes, além de médicos, arquitetos, empresários e profissionais liberais em geral. Todos os modelos são muito procurados, em especial, os top de linha, como o Mini Cooper S e o Mini Cooper Cabrio S”, explica Andre Fernandes Accioly Lins, gerente comercial da Eurobike em Ribeirão Preto.

A Eurobike comercializa toda a linha Mini Cooper Mecânico, Mini Cooper Automático, Mini Cooper Cabrio, Mini Cooper S, Mini Cooper Clubman S, Mini Cooper Cabrio S, tendo ampla aceitação de todos os modelos. Para o final do ano, está prevista a chegada de mais dois modelos da família: o Mini Cooper John Cooper Works e o Mini Cooper Contryman (primeira versão da linha com quatro portas e também na versão 4x4).

Dados técnicos

Cilindros: quatro   Cilindradas: 1598 cm³   Potência máxima em: 120 cv [hp]/rpm
Torque máximo: 160/4250 Kgf.m/rpm   Volume do porta-malas: 0.160/0.680
Capacidade de combustível: 40 litros, aproximadamente   Velocidade máx.: 203 km/h
Aceleração 0 - 100 km/h: 9.15 segundos

Texto: Yara Racy | Fotos: Júlio Sian e divulgação

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