Projeto Dança Vida

Projeto Dança Vida

Duas novas parcerias vão levar o Projeto Dança Vida para os bairros Ipiranga e Vila Virgínia

Criado em 1995, integrando as atividades do Programa Ribeirão Criança na Rua, o projeto Dança Vida ganhou corpo e virou a Associação Dança Vida em maio de 2004. Hoje, é uma ONG (Organização Não Governamental) com  15 anos de histórias trabalhando pelo objetivo de promover a transformação, o desenvolvimento e o resgate dos valores humanos, sociais, éticos e espirituais, bem como oferecer um espaço de inclusão, convivência e expressão para as pessoas interessadas.

Apoiado por grandes nomes do cenário cultural como Rodrigo Santoro (ator), Marcelo Rosenbaum (arquiteto do Lar Doce Lar - no programa de Luciano Huck); Naná Vasconcelos (um dos maiores percussionistas do mundo) e o Maestro e violeiro Ivan Vilela (professor da ECA-USP), atualmente o projeto conta com oito professores, mas esse número deve aumentar para 12 com a implementação de novas oficinas e do programa ”Do Corpo à Raiz”.

Nos últimos 15 anos, o Dança Vida já atendeu, aproximadamente, 1.300 pessoas passando por escolas de arte-educação, programas sócio-educativos, entidades beneficentes, agências culturais, escolas públicas e espaços alternativos. Produziu cinco espetáculos, duas mostras coreográficas e uma exposição fotográfica. O projeto tem vários prêmios conquistados, entre eles, o reconhecimento do departamento de Psicoballet da UNESCO como um dos primeiros centros referenciais de psicoballet do Brasil no ano 2000.

Com o incentivo da Lei Rouanet foi produzido o espetáculo “Corpos de Luz”, que teve lotação máxima no Teatro D. Pedro II e a presença, exclusivamente para assistir o espetáculo, do ator Rodrigo Santoro. Além disso, esse espetáculo foi apresentado para 26 Ministros e para o Presidente Lula.

“Ainda contamos muito com o auxílio de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o ProAc e estamos captando recursos, até dezembro, para  um segundo projeto. Nossa maior conquista, neste momento, seria ter a nossa sede própria, mas ainda enfrentamos a dificuldade maior da auto-sustentabilidade - de uma receita mensal fixa - para manter as atividades sem depender de projetos de incentivo fiscal”, afirma a coordenadora e criadora do projeto, Paula Vital Reis.

O Projeto é conveniado com o Ministério da Cultura e, desde este ano, passou a ser também conveniado com a Secretaria da Cultura do Estado. Através de novas parcerias, o Dança Vida começou a retomar os ensaios e espera atender cerca de 120 alunos, de 17 à 25 anos, fora as demais oficinas onde a idade mínima é partir dos 7 anos.

Enquanto a sede própria não acontece, o projeto procura parcerias para melhor atender as comunidades. “Ainda não estamos em uma sede própria, pois dependemos de apoio do governo, de empresas privadas ou de alguma doação de local, o que está difícil de conseguir, porém iniciamos duas parcerias importantes para a realização de oficinas para as comunidades: uma com o Sanatório Espírita Vicente de Paulo, no Ipiranga e outra com o C.S.U, na Vila Virgínia”, explica Paula.

Lei Rouanet
É uma Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991). Um dos destaques desta lei é a política de incentivos fiscais que possibilita às empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoas fisícas) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.

Revide On-line (colaborador Ícaro Ferracini)

*Matéria publicada em 10/09/2010

Compartilhar: