Projeto Guri

Projeto Guri

Em 2010, o Projeto Guri comemora 15 anos, promovendo inserção sociocultural de crianças e adolescentes

Este é um ano especial para o Projeto Guri. Iniciado em 1995, ele comemora 15 anos de vida. Em todo o Estado, o projeto atende 40 mil alunos, em 315 municípios. Administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria do Estado da Cultura, o Projeto Guri “é uma organização que promove a inserção sociocultural e o desenvolvimento através da prática coletiva da música”, define Aline Feltrin, administradora da Regional Ribeirão Preto, que compreende 35 polos.

Em Ribeirão Preto, são oferecidas aulas gratuitas para 13 instrumentos, contemplando os naipes de cordas, madeiras, sopros, percussão e iniciação musical a alunos de 6 a 18 anos. Os instrumentos também são gratuitamente oferecidos pelo projeto.

Ainda segundo a administradora, há muitos motivos para celebrar. Entre os projetos atuais, destacam-se o Circuito de Aula Espetáculo, que compreende a apresentação de instrumentistas famosos para os alunos, o lançamento do CD de comemoração dos 15 anos, com músicas executadas pelos participantes do projeto, e a bolsa de estudos para ex-integrantes, que proporciona o aprendizado em outros países.

O Projeto Guri vai além da integração sociocultural. Uma ex-aluna do núcleo de Ribeirão Preto, Letícia Felícia de Carvalho, acaba de ser contemplada com uma bolsa de estudos no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, podendo dar continuidade aos estudos. “Alguns acabam optando pela profissionalização na área, pois o projeto dá incentivo para isso”, conclui Aline.

Compartilhar: