Qualificação Social

Qualificação Social

Centro formou mais de 6 mil pessoas nos últimos dois anos

Com o objetivo, cada vez mais, de ampliar cursos de qualificação profissional, o Centro de Qualificação Social e Profissional da Prefeitura de Ribeirão Preto, ligado à Secretaria de Assistência Social, investe na diversificação e qualidade dos cursos com o intuito de incentivar a geração de renda formal e autônoma em diversos setores.

A administração atual formou nos últimos dois anos cerca de 6.500 alunos, por intermédio do Centro de Qualificação Social de Ribeirão Preto, Bonfim Paulista e Centro da Beleza, que juntos, desenvolvem um trabalho de qualificação e requalificação profissional, oferecendo cursos de culinária, corte e costura, artesanato, jardinagem horticultura e paisagismo, artefatos de couro, garçonete e barman, oficinas de bordados, oficina de técnicas de prestação de serviços e comércio, processamento artesanal de frutas, hortaliças e flores, economia e organização doméstica, manicure e pedicure, cabeleireiro, estética facial e corporal, visando à capacitação profissional e social. Tudo isso visa a preparação para o mercado de trabalho, proporcionando geração de renda e evitando, desta forma, a exclusão social.

O programa prioriza pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social residentes no município, preferencialmente que pertençam às famílias atendidas nos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, mas com vagas disponíveis também para atender a demanda espontânea.

 “O nosso intuito, além de qualificar os alunos, é principalmente buscar parceiros, empresas e empresários para contratação dessa mão-de-obra qualificada e capacitada que formamos”, afirmou Rosangela Fontanezzi, coordenadora do Centro de Qualificação que, por orientação da prefeita Dárcy Vera, vem transformando o Centro de Qualificação em uma verdadeira Escola de Profissionalização e Cursos diversos.

A secretária de Assistência Social, Maria Sodré, enfatiza que as empresas de Ribeirão Preto estão dando crédito aos alunos no Centro de Qualificação ao contratar esses profissionais, que tiveram uma formação eficaz, disciplinar e de muita qualidade.  “Queremos agradecer a todas as empresas que têm buscado pela mão-de-obra dos profissionais formados no Centro de Qualificação Social e Profissional. “A nossa meta é buscar novos empregadores para que os nossos alunos possam fazer os nossos cursos e serem inseridos o mercado de trabalho”, disse Sodré.

Vale destacar as empresas que fizeram contratações dos alunos do Centro de Qualificação Social e Profissional. Entre elas estão o Grupo Jops, que fez a contratação de garçons e garçonetes; Cabana das Ilhas, que contratou três garçons e garçonetes; Onda do Peixe, que contratou dois monitores de cuidador de crianças e atendentes; Vita Derm, que contratou uma depiladora formada pelo centro; Cia Serv que fez a contratação de 15 vigias, porteiros e auxiliares de limpeza; Brasil Cópias, que buscou a qualificação de um atendente; Armazém da Beleza, que contratou um auxiliar de cabeleireiro r uma manicure; Trinken Choperia, que contratou dois garçons e um auxiliar de cozinha; Studio, que contratou dois garçons e um auxiliar de cozinha; Studio &, contratação de uma manicure; Werner Coiffeur do Ribeirão Shopping, contratação de três manicures, duas auxiliares de cabeleireiro e duas depiladoras; Bella Capri Pizzaria, contratação de dois garçons; Serjão Lanches, contratação de dois garçons, um atendente, um auxiliar de cozinha; Lyon Bagheteria, um auxiliar de padeiro e um atendente; Yakin Sushi Bar, que contratou um garçom.

As contratações aconteceram no período entre julho e agosto deste ano. Vale ressaltar que o Centro de Qualificação Social e Profissional convida as empresas para que conheçam as oficinas oferecidas no local e cadastrem-se junto ao Banco de Dados, tornando-se desta forma parceiros.

Entre os parceiros que já fazem parte desse Banco de Dados encontram-se a Ultragás, CNA Independência, Suporte Segurança, Alternativa, Bit Company, Caixa Econômica Federal, ONG Moradia e Cidadania, Cibele Perfumaria e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Mais informações pelo telefone 3630-0401, ou ainda na Av. D. Pedro, nº 45, no Ipiranga.

Fonte: Prefeitura Municipal
Fotos: Tiago Morgan

Compartilhar: