Seguindo o que está na moda

Seguindo o que está na moda

Jovens se dividem entre diferentes manias típicas da adolescência e criam estilos diferentes

Larissa gosta de Michael Jackson, Sofia idolatra Justin Bieber, já Beatriz acha o Fiuk lindo. Todas compartilham o mesmo gosto e são fiéis às manias dos adolescentes. Com pulseiras coloridas, óculos do mesmo estilo e celulares iguais, as amigas usam os objetos de desejo típicas de sua faixa etária e sonham com os mesmos ídolos.

Com o intuito fazer parte de um grupo, os jovens buscam elementos que possam ajudá-los a compor sua personalidade. Atentos às novidades que chegam pela televisão, pelas revistas e pela internet, inventam moda, reinventam tendências e criam estereótipos exclusivos.

Para Larissa Villa Torró, de 12 anos, a internet é o melhor caminho para descobrir o que está na moda. Atenta, a jovem costuma pesquisar notícias em diversos sites, incluindo endereços eletrônicos de revistas internacionais, para antecipar tendências. “Gosto de saber o que os adolescentes do mundo inteiro estão curtindo e me sinto bem fazendo as mesmas coisas. Além disso, o meu estilo muda muito”, declara a estudante, que adora usar roupas coloridas.

O All Star é peça indispensável no guarda-roupa da maioria dos jovens atuais. Para dar um charme extra, Sofia Moretti Campos, de 12 anos, trocou os tradicionais cadarços por cordões coloridos. Na companhia de suas amigas, mostram juntas as variedades de combinações para o tênis. “Posso usar meu All Star colorido em diversas situações. Claro que é necessário ter discernimento para montar um look de acordo com o lugar onde vamos”, explica a adolescente, que costuma ligar para as amigas antes de sair para saber qual a produção escolhida por elas. Beatriz Schineider, de 11 anos, tem a mesma preocupação. Para ela, as roupas são importantes porque traduzem o jeito de cada uma, tanto individualmente quanto para se indentificarem com um grupo.

Mesmo seguindo fielmente as manias dos adolescentes, as jovens tomam cuidado para não exagerar. “Tem que saber distinguir o que dá certo e o que dá errado com você para não fazer uma mistura brega”, explica Clarice Alcantara Pedroso, de 11 anos.

Além da moda, as estudantes também dividem a paixão pelos ídolos musicais, como Jonas Brothers, Justin Bieber, Lady Gaga, entre outros. Juntas, decoram as letras, seguem os shows e a vida dos artistas. As sagas cinematográficas, como Harry Potter e Crepúsculo, também fazem parte da vida dos adolescentes contemporâneos. Letícia Gasparini, de 11 anos, explica que esses filmes traduzem de uma forma interessante todas as dúvidas que passam.

Fotos de todos os movimentos, vídeos na webcam, Facebook, Twitter, Formspring (site de relacionamento de perguntas e respostas) e MSN são aliados dos jovens, que atualizam os álbuns frequentemente e visitam o perfil de pessoas famosas. O celular e o IPod, acessórios indispensáveis, são carregados para todos os lugares, com os contatos e as músicas do momento.

Texto: Mariana Secaf
Fotos: Ibraim Leão

Compartilhar: