Vinhos Provençais

Vinhos Provençais

Região francesa tem privilégio no frescor e na aptidão para produzir vinhos

A região da Provença, no sudeste da França, também conhecida por seus vinhos rosés, produz tintos de grande classe. Dependendo do “terroir” (termo francês que significa uma extensão de terra à produção de vinho) e da personalidade do produtor, é privilegiado o frescor ou a aptidão ao envelhecimento da uva. Desta forma, podem-se descobrir vinhos jovens, frutados e redondos, ou vinhos de guarda, estruturados e generosos que amadurecem em alguns meses em tonéis de carvalho.

Podem-se distinguir também dois tipos de vinhos provençais: frutados, aromáticos e vivos, para serem consumidos enquanto jovens; e tintos de guarda, de boa estrutura, ricos, robustos e equilibrados, com envelhecimento em barrica.

Os vinhos da Provença são certificados como AOC (Appellation d’Origine Contrôlée – Denominação de Origem Controlada), ou seja, são produzidos em “terroirs” delimitados, sempre muito conceituados e satisfazem as normas de produção definidas por decreto.

Veja abaixo algumas opções de tintos das três principais denominações provençais (AOC) disponíveis no mercado brasileiro:

•    Château de l'Escarelle, AOC Coteaux Varois en Provence, safra 2008 - Importadora D’olivino.
•    Château de Pourcieux, AOC Côtes de Provence, safra 2006 - Importadora Cantu.
•    Château des Chaberts - Cuvée Prestige, AOC Coteaux Varois en Provence, safra 2007 - Importadora Casa Flora / Porto a Porto.
•    Château Sulauze, AOC Coteaux d’Aix-en-Provence, safra 2004 - Importadora Le Tire-Bouchon.
•    Cuvée Cep d’or, AOC Côtes de Provence, safra 2005 - Importadora Celebrity.
•    Rimauresq Classique, AOC Côtes de Provence - Cru Classé, safra 2006 - Importadora Enoteca Fasano.

Compartilhar: