Adolescente testa positivo para covid-19, mas infecção é assintomática
Embora tenha confirmado a presença do vírus, um portador assintomático não cumpre a definição de caso

Adolescente testa positivo para covid-19, mas infecção é assintomática

Para Ministério da Saúde, "situação é atípica"

O Ministério da Saúde informou em nota, na manhã desta quinta-feira, 5, que, em conjunto com as secretarias de Saúde de São Paulo (estadual e municipal), estuda uma infecção assintomática por covid-19, o novo coronavírus, de uma adolescente de 13 anos. Ela retornou da Itália no domingo, 1º.

De acordo com a autarquia, "embora tenha confirmado a presença do vírus, um portador assintomático não cumpre a definição de caso". De acordo com critérios técnicos, para que uma pessoa seja considerada com a doença, ela deveria apresentar, além do resultado positivo, febre associada a um sintoma respiratório. "Portanto, esse [caso] não será somado aos casos confirmados do novo coronavírus", acrescentou a nota.

Casos confirmados

Nessa quarta-feira, 4, o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal) confirmaram o terceiro caso importado do novo coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria, e Alemanha.

Também está em investigação outro possível caso de coronavírus na capital paulista. Exames de contraprova estão sendo realizados para confirmar a amostra do possível caso. Trata-se de uma adolescente, de 13 anos, moradora de São Paulo. A paciente esteve recentemente em Portugal e Itália.

Outros casos confirmados

1ª Caso: Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

2º Caso: O paciente, um homem de 32 anos, esteve na Itália e chegou ao Brasil na quinta-feira (27). Ele chegou acompanhado da mulher de Milão, na região da Lombardia. Ainda no voo usou máscara e a acompanhante não apresenta sintomas da doença. O paciente foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28). Durante o atendimento, o viajante relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. O quadro clínico foi considerado leve e estável.

Em Ribeirão Preto

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Ribeirão tem três casos de covid-19 descartados.

Ainda segundo a atualização da secretaria, outros oito casos suspeitos estão em investigação na cidade, aguardando o resultado dos exames. A secretaria não informou detalhes sobre os pacientes que tiveram os resultados de exames concluídos. Também não divulgou informações sobre os outro oito casos que estão sendo investigados.

Casos suspeitos de coronavírus em Ribeirão Preto:

Casos já descartados: 3

Casos em investigação: 8

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


Foto: Josué Damacena/ Divulgação IOC Fiocruz

Compartilhar: