Anvisa aprova vacina atualizada da Pfizer para variantes da Covid
A vacina pode ser utilizada por pessoas a partir de 5 anos de idade em dose única

Anvisa aprova vacina atualizada da Pfizer para variantes da Covid

É a primeira vacina monovalente atualizada com essa variante autorizada pelo órgão

A Anvisa aprovou nessa semana as alterações pós-registro visando a atualização do registro da vacina Comirnaty monovalente contra a Covid-19 para a variante XBB 1.15. O produto é fabricado pelo laboratório farmacêutico Pfizer. Esta é a primeira vacina monovalente atualizada com essa variante autorizada pela Anvisa. 

 

A vacina está indicada para imunização ativa para a prevenção da Covid-19 e pode ser utilizada por pessoas a partir de 5 anos de idade, como dose única, e independentemente do estágio de vacinação, ou seja, tanto para pessoas vacinadas, quanto para pessoas não vacinadas.

 

Para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, a posologia aprovada é:

 - indivíduos não vacinados: série de três doses. As duas doses iniciais devem ser aplicadas com intervalo de três semanas e a terceira dose aplicada após oito semanas da dose anterior.

 

- indivíduos já vacinados com outras vacinas: dose única de reforço.

 

Independentemente da faixa de idade, indivíduos já vacinados podem tomar a nova vacina após pelo menos três meses da última dose recebida.

 

Futuramente, a vacina atualizada pode ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS).

 

A Anvisa possui um pedido de registro inicial de outra vacina monovalente atualizada com variante XBB 1.15, que permanece em análise pela Agência.


Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar: