Anvisa orienta sobre como consultar as pomadas capilares autorizadas
Relatos de alergias, queda de cabelo e até cegueira levaram às investigações

Anvisa orienta sobre como consultar as pomadas capilares autorizadas

Lista de produtos autorizados muda com o avançar das investigações e deve sempre ser consultada

A Anvisa publicou uma nova lista de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos autorizadas a voltar ao mercado.  A autorização foi possível com o avanço das investigações. A lista está disponível neste link.

 

A Agência destaca que a investigação é dinâmica e, nesse sentido, a lista é revisitada frequentemente, tanto para a inclusão de novos produtos, quanto para a exclusão de pomadas que não mais atendam aos requisitos para exposição ao uso pela população.

 

Dessa forma, como a lista pode ser modificada a qualquer momento, os consumidores sempre devem consultar no portal da Agência, antes do uso ou da compra, se o produto está autorizado.

 

Também é importante destacar que os produtos cosméticos, muitas vezes, podem ter nomes parecidos ou, até mesmo, quase idênticos. Assim, os usuários devem conferir não apenas a marca do produto, mas também o número do seu processo de regularização e o número do CNPJ da empresa titular do produto.

 

O número do processo de regularização na Anvisa começa com “25351.” e sempre deve estar na rotulagem do produto.

 

A Anvisa reconhece os eventuais transtornos e reitera que as investigações continuam, com análises laboratoriais dos produtos, avaliação de processos de fabricação, inspeção aos fabricantes, adoção de medidas regulatórias específicas, reuniões com especialistas de notório saber no tema, interação com autoridades sanitárias internacionais e acompanhamento das notificações de eventos adversos relacionados às pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos.

 

Em caso de dúvidas, os consumidores podem consultar a Agência, por telefone, pelo web chat ou pelo formulário eletrônico do Fale Conosco.

 

Por telefone: o número 0800 642 9782 está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, exceto feriados.

 

Pelo web chat: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/webchat

 

Pelo formulário eletrônico do Fale Conosco: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/formulario-eletronico


Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar: