Anvisa suspende amoxicilina de seis fabricantes
A amoxicilina é um antibiótico indicado para o tratamento diversas infecções.

Anvisa suspende amoxicilina de seis fabricantes

Fabricação foi suspensa por alteração no modo de síntese da matéria-prima sem aprovação da agência; medicamentos no mercado podem continuar sendo consumidos

A amoxicilina – antibiótico que combate as bactérias – teve a fabricação suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em seis laboratórios. O motivo é que o processo de síntese do insumo farmacêutico – matéria-prima necessária para fabricar o remédio – foi alterado sem a aprovação da agência.

Os laboratórios suspensos foram: União Química Farmacêutica Nacional S.A, Medley Farmacêutica Ltda, Cimed Indústria de Medicamentos, Cifarma Científica Farmacêutica Ltda, Prati Donaduzzi & Cia Ltda e Ache Laboratórios Farmacêuticos S.A. .

A suspensão ocorreu porque as seis empresas adquirem o insumo farmacêutico do mesmo fabricante internacional.

Segundo informações do Portal da Anvisa, a ação é preventiva e atinge somente a fabricação, sendo que os que estão no mercado podem continuar sendo consumidos. Já os outros com rota de síntese não aprovada, a agência irá garantir que os medicamentos mantenham o mesmo padrão de qualidade de quando foram registrado na Anvisa.

Para que serve

A amoxicilina é um antibiótico indicado para o tratamento diversas infecções como infecções urinárias, de ouvido, respiratórias como pneumonia e bronquite, amigdalite, sinusite ou vaginite.


Foto: Marcos Santos

Compartilhar: