Campanha quer estimular população a fazer teste de Aids e Sífilis
Unidades de saúde da rede municipal de Ribeirão Preto intensificarão a testagem para HIV

Campanha quer estimular população a fazer teste de Aids e Sífilis

Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do programa municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, promove de 29 de novembro a 7 de dezembro, a campanha “Fique Sabendo”, que tem o objetivo de estimular a população a realizar o teste de Aids e de Sífilis, especialmente pessoas com vida sexual ativa que nunca realizaram o teste.

 

Para isso, todas as unidades de saúde da rede municipal de Ribeirão Preto intensificarão a testagem para HIV, além da realização de atividades educativas e de prevenção para a população, incluindo ações dentro e fora das unidades. As equipes estão capacitadas e orientadas quantos às medidas sanitárias de cuidado e prevenção contra a Covid-19.

 

No dia 29 de novembro, haverá ações de testagem na bandejão da USP, das 10h às 14h. No dia 1º de dezembro, para marcar o Dia Mundial de Contra a Aids, as ações vão estar concentradas, na praça Carlos Gomes, no centro da cidade, das 9h às 13h.

 

O desafio do controle da epidemia do HIV

 

A UNAIDS estabeleceu o desafio da meta 90/90/90 de forma a controlar a Aids enquanto epidemia até 2030. O Brasil é signatário dessa meta, que consiste em:

 

- Diagnosticar 90% de todas as pessoas que têm o vírus HIV;

- 90% destas diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente;

- Que 90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral, levando-a a níveis indetectáveis.

- A meta de alcançar zero discriminação também foi incorporada.

 

Em Ribeirão Preto, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV melhorou, evidenciado pela queda de 60% na taxa de incidência de Aids nos últimos dez anos e pelo aumento de 28% na taxa de detecção de HIV, considerando ambos os sexos e todas as idades.

 

Entretanto, causa preocupação o fato de que, entre meninos jovens de 15 a 29 anos, a taxa de detecção de HIV vem sofrendo aumentos significativos, principalmente entre os que têm mais escolaridade e entre homens homossexuais.

 

Um dado a ser comemorado é que, nos últimos dois anos, Ribeirão Preto não registrou nenhuma criança infectada por transmissão vertical, fruto de um bom trabalho em relação às ações do pré-natal do casal.

 

“Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado. Com diagnóstico precoce e graças à evolução do tratamento tem-se melhorado a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids, além da diminuição da mortalidade e transmissibilidade”, explica a coordenadora do programa, Mônica de Arruda Rocha.

 

Sífilis

 

O panorama da Sífilis é preocupante e acompanha uma tendência nacional. A taxa de detecção de Sífilis no município, em 2020, foi de 136,1 casos/100.000 habitantes, e entre as gestantes, 29,7/1.000 nascidos vivos.

 

Gestantes não tratadas adequadamente na gestação podem transmitir a infecção para o feto, podendo acarretar até 40% de aborto espontâneo, natimorto ou morte perinatal.

A coordenadora do programa orienta como a população deve proceder. “Toda a população sexualmente ativa que nunca se testou ou que teve relacionamento sexual desprotegido, deve procurar as Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto para a realização dos testes do HIV e Sífilis”. Concluiu Mônica Arruda Rocha.


Divulgação

Compartilhar: