Conheça dietas inusitadas, perigosas à saúde humana

Conheça dietas inusitadas, perigosas à saúde humana

A nutricionista Andréia Bim conta que pessoas a cima do peso têm de procurar um especialista capaz de ajudar na alimentação segura para as pessoas

A industrialização dos alimentos deixou de ser novidade há muito anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade dos brasileiros estão com sobrepeso ou obesidade. “Dentro desse cenário, é fácil encontrar pessoas que colocam a saúde em risco para perder alguns quilinhos”, comenta a nutricionista Andréia Bim.

A jovem fala que dietas de emergência ou da moda possuem cardápios restritivos, pouco calóricos que prometem eliminar muitos quilos em pouco tempo. Em curto prazo parecem funcionar, mas sempre por períodos curtos, já que o organismo não suporta a falta de fonte de energia. “De fato, a proposta de emagrecer na velocidade da luz é bastante convidativa. Entretanto, não é assim que funciona na realidade e as consequências não são agradáveis. É importante ressaltar que muitas das dietas que surgem com propostas mágicas e alegações de benefícios à saúde são pautadas em constatações empíricas ou em estudos recentes que ainda se mostram incompletos ou inconclusivos”.

Andréia ressalta que no caso de pessoas acima do peso é sempre importante procurar um profissional. “Dentro do consultório tomamos conhecimento de muitas dessas dietas-experiências e são várias para exemplificar: dieta do tipo sanguíneo, da proteína, da lua, do ovo, já ouvi até a dieta do macarrão milagroso! Todas dietas citadas, entre outras, são inadequadas e mal planejadas do ponto de vista nutricional, podendo até oferecer risco à saúde. Os riscos da inadequação nutricional vão desde a desidratação, crises hipotensivas, perda de massa muscular, deficiências vitamínicas, fadiga, mal-estar, irritabilidade até transtornos alimentares, comportamentais e quadros depressivos”, explica.

“Em nutrição, algumas coisas são certas: reduzir o consumo de alimentos é o meio eficaz para o emagrecimento, mas restringir demais o fará engordar. Isso se deve à inteligência do nosso organismo que, de maneira compensatória, libera hormônios que, por exemplo, estimularão a fome e consequentemente o consumo, acarretando quadros de compulsão alimentar. Nesse momento, o paciente se frustra, sente-se mal e isso gera um sentimento de impotência e culpa. Por outro lado, quem opta por uma alimentação saudável e equilibrada, sem restrições e que atende às necessidades nutricionais individuais, promove o crescimento, desenvolvimento, manutenção da saúde e o bom funcionamento do organismo”, exemplifica a nutricionista.

Conheça cinco dietas das quais você deve passar longe:

Dieta das lentes azuis

Essa dieta se baseia em um fundamento lógico de cor. Cores como amarelo e vermelho atraem o paladar humano. A cor azul, por sua vez, é algo nada degustativo para o cérebro do homem. Comidas azuis são no máximo industrializadas. É comprovado pela ciência que grande parte da humanidade, o humano possui um nojo natural para comidas desta coloração. A dieta é simples, compre um óculos de lentes azuis e faça suas refeições com o mesmo. 

Dieta intravenosa

Esta, ainda menos aconselhada, é, com certeza, uma das dietas mais perigosas que já existiu. A dieta consiste em não ingerir alimentos por um determinado período. O segredo é ir ao hospital para injetar proteínas, vitaminas e mineirais direto na veia por meio de soros. Muito comum em atletas e celebridades antes de eventuais ocasiões.

Dieta do laxante

Na década de 1940, as pílulas laxantes se tornaram populares nos Estados Unidos. Elas prometiam limpar o organismo e proporcionar o emagrecimento. O perigo é que, com o tratamento nada agradável, centenas de pessoas se desidratavam e faleciam. Pílulas, shakes e outras substâncias eram vendidas sobre slogans que afirmavam que o excesso de peso levava à solidão e à vergonha.

Dieta do piercing

Furar a orelha pode trazer o emagrecimento. Este grampeamento do piercing consiste em você furar a cartilagem da orelha interna e supostamente suprimir o seu apetite. Você só pode deixá-la no período de seis semanas a três meses, porque depois disso o seu corpo vai se acostumar com o grampo e irá perder a sua eficácia. Embora muitas pessoas afirmem que esse método de emagrecimento é altamente eficaz, ninguém sabe exatamente o porquê. A explicação mais comum é a da similaridade com a acupuntura.

Dieta da bela adormecida

É claro que é impossível comer durante o sono. Naturalmente, se você sedar a si mesmo durante alguns dias, você não comerá. Elvis Presley foi um defensor deste método de perda de peso no final de sua vida. Este método é extremamente perigoso e pode causar lesões físicas e mentais.


As dietas citadas acima realmente existem, embora pareçam brincadeira. Quando o assunto é alimentação, a população deve saber que o nutricionista é o profissional habilitado e capacitado para orientar o planejamento alimentar.

“No processo da atenção dietética, o nutricionista visará à promoção da saúde, sempre respeitando as individualidades, bem como aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da relação entre o indivíduo e os alimentos. A melhor dieta possui nome: o seu”, finaliza Andréia.


Fotos: Arquivo Revide e Divulgação

Compartilhar: