Entrando em forma com estilo
Josiane afirma que o mais importante é se sentir linda e confortável para treinar. Foto: Daniele Freire

Entrando em forma com estilo

Ir à academia com roupas próprias, confortáveis e estilosas pode ser uma boa motivação para quem está entrando agora no mundo fitness

O começo de um novo ano traz consigo o sentimento de renovação e de esperança. Muitas vezes, vem acompanhado, também, por novas metas, promessas, expectativa de começar do zero, de começar “direito”. Entre os desejos, ficar em forma e ter uma vida saudável e disciplinada se destaca. A busca por academias e dietas aumentam, e a moda não fica de fora dessa tendência.

As roupas de ginástica podem ser boas amigas para quem está começando. Um top, uma calça, um short de cores e estampas variadas são grandes incentivos. Além de valorizarem o corpo e dar a possibilidade de maior leveza e fluidez aos movimentos, os tecidos trazem segurança, conforto e possibilidade de brincar com as combinações, criando um estilo próprio. Além disso, a versatilidade se faz presente no mundo da moda fitness, já que as peças podem se encaixar em outras ocasiões, como um passeio pelo shopping ou uma viagem, por exemplo. 

Ferramenta de trabalho

Para os profissionais da Educação Física, usar roupa esportiva faz parte da rotina. A personal trainer Josiane Cecília Pereira, ao lado da sócia Camila, criou a própria loja de roupas de academia. Para ela, os modelos ideais são aqueles que, além de funcionais, são confortáveis, estilosos e práticos.

“Quando estou desanimada, sempre pego um look novo na loja. É como se trouxesse novos ares, me deixasse revigorada. Fica essa dica para quem precisa de uma motivação a mais: junte o útil ao agradável, apostando num look bem lindo para malhar. O mais importante é você se sentir bem e confortável para praticar o exercício físico”, aconselha. Josiane ainda ressalta que as roupas de ginástica têm espaço fora das academias, como um happy-hour, shopping ou jantar. Segundo ela, basta investir em acessórios. “Foi-se o tempo que roupas de ginástica eram apenas para academia. Eu sempre tenho comigo uma terceira peça que faz toda a diferença, colete para os dias quentes ou jaqueta para os dias frios”, afirma. 

Daniela Miranda Reis e Josiane Cecília Pereira

A proprietária da loja Larulp Ribeirão, Daniela Miranda Reis, explica que existem diversos tipos de malha para a confecção de roupas esportivas. “É necessário olhar mais na hora de consumir as peças. Sempre opte por fios de Poliamida, que têm mais conforto, durabilidade e maior troca de transpiração”, aponta. Somado a isso, Daniela enfatiza que é necessário levar em consideração a gramatura do tecido. “Isso tudo influencia para termos uma peça com durabilidade maior e com menos transparência”, completa. 

Vale lembrar que, com o passar dos anos, a moda fitness evolui. As tendências mudam constantemente e o conceito do que é adequado também. “A gente percebe aqui na loja que as clientes já chegam pedindo uma peça confortável. Isso é muito interessante, porque se nós formos pensar antigamente, as pessoas sempre usavam peças muito justas. Roupas de academia eram associadas a peças justas, às vezes bem apertadas, mas, hoje, não! Graças a toda tecnologia de tecido, de corte, nós podemos proporcionar aos nossos clientes uma peça que não marca, uma peça bonita e, principalmente, com muito conforto”, declara. 

Moda masculina

Prezando por conforto e roupas neutras, o personal trainer Willian Gomes acredita que estar bem vestido, e com a roupa adequada na hora de praticar exercícios, adiciona uma boa dose de motivação nos treinos. “Conforto é a minha prioridade! Peças confortáveis auxiliam o melhor desempenho dos movimentos nos exercícios”, orienta.

O especialista alerta que cada modalidade tem seu modelo específico de roupas. “Pessoas que praticam corrida usam shorts. Quem pratica basquete usa bermuda, por exemplo. Cada modelo traz conforto e da liberdade para seus praticantes, além de estilos interessantes. Conseguimos notar o esporte que determinada pessoa pratica pela sua vestimenta. A qualidade e estilo de roupas vem se aperfeiçoando junto ao desenvolvimento esportivo”, declara. Para ele, os tecidos de malha fina são os melhores pensando no clima de Ribeirão Preto. “Minha dica para atividades expostas ao sol é usar roupas com proteção UV”, finaliza. 


Fotos: Daniele Freire / Luan Porto

Compartilhar: