Governo municipal entrega AME Ribeirão

Governo municipal entrega AME Ribeirão

O ambulatório construído com 100% de recursos do município passa a ser administrado pelo governo do Estado

O prefeito Duarte Nogueira entregou oficialmente ao governo do Estado, as instalações do AME Ribeirão (Ambulatório Médico de Especialidades). A cerimônia de entrega ocorreu na última sexta-feira, 22 de dezembro, com a presença do governador do Estado, Tarcísio de Freitas.

 

 

 

As instalações do ambulatório foram custeadas 100% com recursos do município, na ordem de R$45.312.605,61. O governo estadual assumiu a administração do complexo hospitalar, e a gestão está sob a responsabilidade da Organização Social (OSS) - Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca.

 

 

 

“Estou emocionado de entregar ao Governador, o AME Ribeirão. Cada detalhe foi pensado por nós e pelo “pai” do AME, Sandro Scarpelini, para ser o melhor e mais moderno ambulatório do estado. As quatro salas de cirurgias, todas tem o fluxo laminar, o mais moderno sistema para evitar a contaminação nas cirurgias”, disse o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

 

 

 

O presidente do SUPERA Parque, Sandro Scarpelini, um dos idealizadores do AME, também esteve presente na cerimônia. Scarpelini comandou a construção do ambulatório no período que esteve à frente da secretaria municipal de Saúde.

 

 

 

“Parabéns Duarte Nogueira pela gestão e pelo entusiasmo. Fiquei empolgado com a estrutura do AME. O cidadão terá aqui, nesta enorme estrutura, um atendimento totalmente feito pelo SUS”, enfatizou o Governador do Estado, Tarcísio de Freitas.

 

 

 

O AME Ribeirão está funcionando desde o dia 27 de novembro, oferecendo aos moradores de Ribeirão Preto e região o atendimento de cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

 

 

 

Até a última segunda-feira, 18 de dezembro, o ambulatório tinha realizado 1.182 consultas médicas, desafogando os hospitais prestadores de serviços da Prefeitura, e também reduziu o número de pessoas na fila de espera nas especialidades.

 

O administrador dos AMEs, Vilmar Medeiros, explicou que, no começo de 2024, já iniciará as cirurgias e de dois em dois meses, gradativamente, a evolução nos atendimentos, com previsão de conclusão de implantação de todas as especialidades em 18 meses. No total o AME oferecerá 26 especialidades.

 

 

 

Especialidades médicas

As especialidades médicas oferecidas no AME Ribeirão são: alergia/imunologia, anestesiologia, cardiologia adulto, cardiologia infantil, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia adulto, endócrino GO, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neurologia infantil, obstetrícia – médio risco,  oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, Proctologia, reumatologia e urologia. 

 

 

 

Especialidades não médicas

O AME Ribeirão também oferecerá especialidades não médicas, como enfermagem, odontologia, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

 

 

 

Equipamentos

O AME Ribeirão Preto é   equipado com dois eletrocardiógrafos, 10 holters/MAPA, um ecocardiógrafo, duas esteiras ergométricas, seis vídeos endoscópios, três vídeos broncoscópios, dois nasolaringoscópios, um eletroencefalógrafo, um eletroneuromiógrafo, seis espirômetros, quatro ultrassons, um tomógrafo computadorizado, um aparelho para ressonância magnética, uma gama câmera, um aparelho de raio X, dois desfibriladores portáteis, um equipamento para densitometria óssea, um faco (aparelho para cirurgia de catarata), um microscópio cirúrgico, cinco carrinhos de anestesia e um autoclave.  

 

 

 

Estrutura

Segundo a diretora da DRS XII de Ribeirão Preto, Adriana Ruzete, o prédio comporta 25 consultórios, 40 salas de apoio e exames diagnósticos, quatro centros cirúrgicos com sala de recuperação para 15 camas e 5 poltronas, e será equipado com aparelhos médicos para a realização de mais de 30 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez

 

 

 

O AME Ribeirão foi construído em um terreno com mais de 17 mil metros quadrados, localizado entre a avenida Monteiro Lobato e a rua Visconde de Inhomirim, na Vila Virgínia. O projeto arquitetônico traz os moldes dos AMEs do Estado de São Paulo em dimensões ampliadas para atender as necessidades de Ribeirão Preto e região. Com mais de 7,9 mil metros quadrados de área construída, a estrutura do prédio conta com instalações hospitalares de primeiro mundo, equipamentos médicos de última geração e atenderá, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas de Ribeirão Preto e região.

 

 

 

Tem capacidade de realizar mais de sete mil consultas médicas e não médicas por mês, em torno de 89 mil por ano, cerca de 37 mil procedimentos diagnósticos (exames) por mês e 6,8 mil cirurgias em nove especialidades por ano.

 

 

 

Centros cirúrgicos 

Quatro centros cirúrgicos atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia.

 

 

 

Salas de exames

A estrutura do AME Ribeirão tem ainda 22 salas para exames, sendo quatro salas para ultrassom, duas para endoscopia/broncoscopia, colonoscopia, uretrocistoscopia, urodinâmica, fobronasolaringoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa e holter, teste ergonômico, duas salas para exames oftalmológicos, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, exames de otorrinolaringologia, sala baritada para tomografia computadorizada, com sala de apoio e comando, cintilografia e espirometria.  

 

 

 

Salas de apoio

22 salas de apoio para recuperação, observação, curativos, pequenos procedimentos, guarda de material estéril, sala de gesso, esterilização, medicação, medicamentos, de coleta, três salas técnicas, um arsenal, central de materiais e cinco salas de espera.

 

 

 

Centro administrativo

No centro administrativo, são 17 salas para abrigar diretoria, centro de recursos humanos, informática, finanças, compras, supervisão de atendimento, farmácia, SAC, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) e almoxarifado. Além disso, 25 banheiros, dois lavabos cirúrgicos, dois refeitórios, três copas, seis vestiários, guarda macas, fraldário, enfermagem, serviço social e psicológico, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional e amplo estacionamento para pacientes, familiares e funcionários.

 

 


Foto: Guilherme Sircili / Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Compartilhar: