HC promove evento sobre gestantes que consomem álcool e drogas
HC promove evento sobre gestantes que consomem álcool e drogas

HC promove evento sobre gestantes que consomem álcool e drogas

Síndrome Fetal do Álcool é considerada a principal causa de deficiência mental; evento é gratuito e aberto ao público

Responsável por prejuízos tanto à saúde da mãe quanto à do bebê, o uso de álcool e drogas durante a gestação pode apresentar complicações à saúde física e emocional da criança. Por isso, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP) promove a sétima edição da ‘Semana de Alerta sobre Síndrome Fetal do Álcool e Drogas na Comunidade’. O evento acontece a partir desta segunda-feira, 29, e vai até a próxima sexta-feira, 2.

As atividades serão realizadas no Hospital das Clínicas, na Mater, no prédio da Saúde Mental, nas Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Ribeirão Preto e na Câmara Municipal.

Com o intuito de discutir a doença, causada pelo consumo abusivo de álcool durante a gestação, o evento contará com palestras, simpósios, seminários, depoimentos, treinamento para profissionais da rede pública e ação educativa.

Síndrome Fetal do Álcool

Sendo uma doença que ocorre em filhos de mulheres que consumiram bebidas alcoólicas durante a gestação, a Síndrome Fetal do Álcool (SFA) prejudica a formação dos órgãos e pode gerar malformações nas crianças.

Segundo a enfermeira e mestre em saúde mental pela Faculdade de Medicina de USP de Ribeirão Preto, Larissa Horta Esper, o álcool está relacionado aos danos feitais do bebê, em razão da capacidade desta substância em atravessar a barreira placentária, ou seja, o feto exposto aos efeitos do álcool sofre graves prejuízos ao seu desenvolvimento.

“No caso da mãe, alguns estudos apontam que o uso de álcool na gestação está associado a um maior risco de aborto, parto prematuro e maior risco de diversas complicações obstétricas,” relata.

Mesmo que seja uma dose de bebida durante a gestação, os efeitos podem acarretar transtornos à saúde do bebê. “Os prejuízos incluem danos físicos, danos cognitivos e comportamentais, como dificuldades de aprendizagem, fraco desempenho escolar, dificuldade de controle de impulsos, dificuldades de memória e hiperatividade,” afirma.

Informações

Os interessados em participar das atividades devem entrar em contato na secretaria do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do HCFMRP-USP pelo telefone (16) 3602-2727 ou pelo e-mail.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: