Inverno: como manter a pele hidratada durante a estação

Inverno: como manter a pele hidratada durante a estação

Esteticista explica sobre os cuidados necessários para manter a pele hidratada e saudável

A esteticista dá dicas de como cuidar da pele durante o inverno Com a chegada do inverno, as pessoas acabam se esquecendo dos cuidados diários que a toda pele precisa. Não diferente das outras épocas do ano, a estação também exige atenção com o corpo. Segundo a esteticista Isabella Silveira Leite, nessa época a pele fica mais ressecada e demanda mais cuidados.

“Durante o inverno, a nossa pele fica mais seca, tanto a do rosto quanto a do corpo. Por conta disso, precisamos de mais cuidados neste período, por que diminuímos a ingestão de líquidos devido à baixa temperatura, um grave erro nosso”, explica a profissional.

A esteticista explica que o corpo humano é constituído por 70% de água e, em consequência disso, precisamos manter a hidratação para tentar equilibrar o ressecamento da pele. “Com as temperaturas mais baixas, a glândula sebácea acaba diminuindo e, desta forma, acabamos produzindo menos óleo e água, desidratando a pele e a deixando ressecada. Por isso, no inverno devemos reforçar os hidratantes, tomar muita água e evitar produtos com substâncias que provoquem ressecamento e irritação da pele”, finaliza a especialista.

6 dicas para deixa a pele saudável no inverno

 - Beber bastante líquido: Com as temperaturas baixas, as pessoas acabam deixando de beber água e optam por bebidas quentes, mas para ajudar a manter a hidratação do corpo é importante ingerir no mínimo dois litros de água por dia.

- Evitar banhos quentes e demorados: O banho muito quente faz mal à pele e aos cabelos, provocando desidratação, secura e flacidez na pele, por conta de remover o manto hidrolipídico – camada protetora da pele. A dica, durante a estação fria, é tomar banhos mornos por, no máximo, 10 minutos.

- Hidratar os lábios: Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratante, evitando rachaduras.

- Usar filtro solar diariamente: Não é porque o verão acabou que não se deve mais proteger a pele. O sol do inverno é mais fraco, mas os raios ultravioleta continuam prejudiciais à pele. Por isso, é indispensável o uso do filtro solar no inverno, ou em qualquer época do ano.

- Hidratação diária: O uso de creme hidratante deve ser realizado, no mínimo, duas vezes ao dia, sempre após o banho.  É importante ressaltar que o creme deve ser branco e sem perfume.

- Evitar o uso de sabonetes antissépticos e buchas: O uso de sabonetes antissépticos e buchas podem ser prejudiciais durante este período, pois eles removem a hidratação natural da pele e, com isso, acabam a ressecando.


Foto: Pixabay e arquivo pessoal

Compartilhar: