Pós-festa: especialista explica como evitar a ressaca
Especialista explica como evitar a ressaca

Pós-festa: especialista explica como evitar a ressaca

Médico especialista da saúde do fígado alerta sobre o risco do abuso de álcool e dá dicas de como evitar a ressaca

A ressaca se tornou algo corriqueiro das festas de Ano Novo. Porém, o abuso da ingestão de bebidas alcoólicas pode causar um mal-estar generalizado como enjoo, dor de cabeça, cansaço, diarreia e sensibilidade à luz.

Pensando nisso, o especialista da saúde do fígado Calos Baía, do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, administrado em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), explica sobre alguns cuidados que devem ser tomados, principalmente antes da ingestão do álcool, e sobre os riscos da alta quantidade ingerida.

Baía alerta que antes de consumir bebida alcoólica, é importante preparar o estômago e fígado, com alimentos não gordurosos e saudáveis e, também, com o consumo de bastante água para manter a hidratação, evitando a perda de líquido no organismo.

Segundo Baía, esses cuidados evitam a agressão direta sobre a mucosa do estômago e esôfago, tornando a sensação de queimação e náusea menos intensa, por conta da irritação causada pela bebida alcoólica. "O ideal é não abusar da bebida alcoólica. A intensidade da ressaca esta relacionada à quantidade de álcool ingerida, não importando se a bebida é fermentada ou destilada", explica.

O médico explica que no dia seguinte, para melhorar o metabolismo do fígado, é importante descansar, comer coisas leves como verdura e legumes cozidos e reforçar a hidratação com água, chás e bebidas isotônicas.


Foto: Divulgação

Compartilhar: