Ribeirão Preto recebe campanha contra a Aids nesta quinta-feira, 24
Já em relação a sífilis, a doença é uma das maiores causadoras de aborto em gestantes e de sequelas no recém-nascido.

Ribeirão Preto recebe campanha contra a Aids nesta quinta-feira, 24

Uma das indicações da campanha é alertar as pessoas para que façam o teste do HIV e da Sífilis, nas Unidades Básicas de Saúde

Com objetivo de informar a população sobre a importância dos testes de HIV e Sífilis, a partir desta quinta-feira, 24, começa em Ribeirão Preto a campanha “Fique Sabendo”, que marca as atividades no Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1° de dezembro.

Até o dia 10 de dezembro, as unidades de saúde da rede municipal da cidade intensificarão a realização de testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis como aids, sífilis, e as hepatites dos tipos B e C, além de atividades educativas e preventivas que serão realizadas dentro e fora dos locais de saúde.

Indicação

Uma das indicações da campanha é alertar as pessoas para que façam o teste do HIV e da sífilis, nas Unidades Básicas de Saúde, pois quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento melhora a qualidade de vida do indivíduo, diminuindo consideravelmente a mortalidade.

Doenças

Sendo uma sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, o HIV – causador da Aids –, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. O teste de HIV é feito a partir da coleta da saliva.

De acordo com informações da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, de cada 100 portadores de HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 destes estão com a imunidade já comprometida.

Já em relação a sífilis, a doença é uma das maiores causadoras de aborto em gestantes e de sequelas no recém-nascido. Além disso, no adulto a enfermidade pode causar danos severos no sistema neurológico em longo prazo.O diagnóstico laboratorial da doença é baseado em exames de microscopia e exames sorológicos. 

Serviço

Além de realizar testes e fazer orientações, neste sábado, 26, das 9h às 14h, a equipe do Programa Municipal das doenças DST, Aids, Tuberculose e Hepatites Virais distribuirão insumos de prevenção na Praça XV de Novembro, no Centro de Ribeirão Preto.


Foto: Andre Borges

Compartilhar: