Ribeirão Preto teve duas vagas do ‘Mais Médicos’ preenchidas
Em Ribeirão Preto, as duas vagas ficaram abertas após o fim do acordo do governo brasileiro com Cuba

Ribeirão Preto teve duas vagas do ‘Mais Médicos’ preenchidas

Termina nesta quinta, 10, o período para que os profissionais se apresentem aos municípios

Ribeirão Preto já teve as duas vagas do “Programa Mais Médicos” preenchidas, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. O prazo para que profissionais, com registro no Brasil, inscritos na segunda chamada do programa se apresentem aos municípios, se encerra nesta quinta-feira, 10. Caso eles desistam de assumir a vaga, devem informar aos municípios, que ficam encarregadas de comunicar a desistência ao governo federal.

Mais de 8,5 mil vagas do “Programa Mais Médicos” ficaram abertas em todo o Brasil após o anúncio do governo de Cuba de que não manteria mais o acordo junto ao governo brasileiro para o fornecimento de profissionais para a manutenção do programa. A decisão se deu após declarações do então presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), em novembro de 2018.

Dois médicos cubanos atuavam em Ribeirão Preto, e eles tiveram de retornar ao país caribenho com o término do acordo. De acordo com a Secretaria da Saúde do município, as duas vagas foram preenchidas prontamente após o início das inscrições, ainda em dezembro do ano passado.

Leia mais:
Ribeirão perderá dois profissionais com a saída de Cuba do Programa Mais Médicos

Na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, outros municípios participaram do edital para suprir a retirada dos médicos cubanos, como Serrana, Sertãozinho, Barrinha, Batatais, Brodowski, Guariba, Dumont e Pitangueiras, todas com uma vaga disponível. O município com mais oportunidades era Cravinhos, com três vagas.

De acordo com a secretária de Saúde de Cravinhos, Roberta Brandão, as três vagas também foram preenchidas assim que foi realizada a desvinculação dos profissionais estrangeiros. No município, os médicos que atuam pelo programa fazem parte das equipes de Saúde da Família, e realizam consultas básicas.

“É uma questão de política de Saúde. Por exemplo, eu tenho equipe de Saúde da Família, então, o ‘Mais Médicos’ ele vem para suprir as necessidades das equipes da Saúde da Família. Eles realizam consultas básicas, como clínica e pediatria, fazem visitas domiciliares, e está relacionado todo atendimento de prevenção e promoção da saúde. Mas, também, fazem tratamento, prescrevem ações para reabilitação para essas áreas”, explica a secretária.

Segunda etapa

Nesta segunda etapa de preenchimento de vagas remanescentes do “Mais Médicos” contou com 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, 1.707 profissionais com registro brasileiro participaram da seleção.

De acordo com a pasta, os postos que tiveram candidatos que desistiram de preenchê-las serão colocadas de volta no edital do “Mais Médicos”. O sistema será atualizado com as vagas disponíveis para os profissionais formados no exterior. A previsão é que a lista de médicos brasileiros homologados que deram início às atividades seja publicada no próximo dia 14.

 


Foto: divulgação - Cremesp

Compartilhar: