Secretaria da Saúde alerta a população sobre os sintomas da Hanseníase

Secretaria da Saúde alerta a população sobre os sintomas da Hanseníase

Questionário de Suspeição de Hanseníase está sendo aplicado pelos profissionais nas unidades de saúde ao longo da campanha Janeiro Roxo

No dia 30 de janeiro, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, a secretaria municipal da Saúde orienta os munícipes que ao perceber qualquer sintoma, procure imediatamente uma unidade de saúde de Ribeirão Preto.

 

 

 

Fique atento aos sinais da hanseníase:

  • Manchas claras ou avermelhadas na pele
  • Perda ou diminuição da sensibilidade em manchas da pele
  • Dormência ou formigamento nas mãos e pés
  • Dor ou sensibilidade nos nervos
  • Edema ou nódulos na face e orelhas
  • Ferimentos ou queimaduras indolores nas mãos ou pés

 

 

 

Embora seja uma das doenças mais antigas da humanidade, a doença ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil, atingindo quase 30 mil pessoas por ano. Ribeirão Preto é classificado como município de alta endemia, ou seja, no município, a hanseníase também é um importante problema de saúde pública.

 

 

 

A hanseníase é uma doença infecciosa que afeta principalmente a pele e os nervos. É causada pela bactéria Mycobacterium leprae e a transmissão acontece pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo e prolongado, como entre pessoas que moram na mesma casa.

 

 

 

Ações da campanha “Janeiro Roxo: todos contra a hanseníase”, em parceria com os voluntários do MORHAN, contam com a distribuição de panfletos com orientações sobre a doença, atividades educativas nas salas de espera das unidades de saúde, prática de exercícios e bate-papos esclarecendo as dúvidas da população.

 

 

 

As unidades de saúde também foram decoradas com tema relacionado a prevenção da doença, bem como a Tv Conecta das unidades de saúde, exibem diariamente, vídeos educativos sobre a hanseníase.

 

 

 

Questionário

Outra ação desenvolvida é a aplicação do Questionário de Suspeição de Hanseníase. O QSH está sendo aplicado pelos profissionais de saúde nas 47 unidades de Atenção Primária à Saúde e a meta é que sejam aplicados mais de dois mil questionários ao longo da campanha Janeiro Roxo.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: