Startup oferece curadoria de informações da área de saúde para criadores de conteúdo
Empresa foi incubada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia em Ribeirão Preto
Em época de desinformação e de fake news, um grupo de pós-graduados da USP, formado pela médica veterinária Isabelle Rodrigues, o farmacêutico e bioquímico Rafael Appel, doutores em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e os engenheiros Thiago Bertolini e Renata Steinbach, criou uma startup para suprir a demanda por informações confiáveis.
Batizada de Dr. Fisiologia, a base dos serviços da startup é difundir conhecimento científico e da saúde, humana ou animal, de maneira didática, para a criação de conteúdos para as redes sociais, blogs ou sites, especialmente para quem escreve para a área da saúde. A plataforma oferece toda a curadoria e informação da área da saúde com direcionamento, objetivo, referências e CTA (Call to Action), estratégia de marketing digital para atrair a atenção para uma ação, para que os comunicadores, jornalistas e criadores de conteúdo possam utilizar dessa plataforma para escrever. “O Dr. Fisiologia enxergou que a fonte da informação é tão importante quanto o poder da escrita”, conta Isabelle.
Criado inicialmente como uma página no Instagram, focada em conteúdos didáticos e informativos, o Dr. Fisiologia logo chamou a atenção de empresas do setor de saúde e, com o impulso da pandemia, se transformou em startup em setembro de 2020. Ao longo de três anos, a startup já conquistou 25 clientes e tem perspectivas de crescimento contínuo.
“A necessidade de informação aumentou significativamente, assim como o reconhecimento por parte dos profissionais de saúde que trabalham nessas empresas, que hoje são ou foram nossos clientes, e entenderam a importância de se posicionar e evitar casos de fake news e informações divergentes.”
Renata, diretora de marketing do empreendimento, conta que o processo de produção de conteúdo da empresa começa com uma análise do cliente, com identificação do público-alvo, persona e localidade que o cliente deseja atingir. Essa análise é repassada aos consultores científicos e redatores do Dr. Fisiologia, que mapeiam completamente a temática e encontram uma solução para comunicar essas informações ao público-alvo estabelecido.
“Essas informações são transformadas em um briefing, que é aprovado pelo cliente antes da criação final do conteúdo que será comercializado e publicado, por exemplo, em um blog ou rede social, ou utilizado como um e-book.”
E todo esse trabalho se justifica, pois a cada 1 minuto, mais de 70 mil pesquisas no Google operam na temática da saúde, destas, dois terços dos resultados são imprecisos e inconclusivos, acarretando problemas como a desinformação e a propagação de fake news, de acordo com dados de 2020 da Edith Cowan University. “Atualmente, o Dr. Fisiologia é uma fonte confiável de informação para todos os produtores de conteúdo e que pode ser facilmente consultada pela plataforma on-line”, afirma Isabelle.
Conversa entre amigos
Incubada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto desde 2020, o Dr. Fisiologia, até maio deste ano, já encaminhou mais de 200 direcionamentos de conteúdos, determinando ação ou campanha para um site, página ou oferta específica, e 1.775 conteúdos exclusivos, como posts em redes sociais, artigos para blogs, vídeos, e-books ou qualquer outro tipo de conteúdo criado exclusivamente para uma campanha.
Com informações Jornal da USP
Instagram/Dr. Fisiologia