USP irá oferecer vacina contra febre amarela para funcionários do campus
USP irá oferecer vacina contra febre amarela para funcionários do campus

USP irá oferecer vacina contra febre amarela para funcionários do campus

Segundo levantamento, a área onde se encontra a universidade é considerada de risco

O Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (CEFER) da USP realizará uma campanha de vacinação contra a febre amarela de 6 a 10 de fevereiro. Alunos, professores, funcionários da USP e de órgãos e instituições que funcionam dentro do Campus serão o público-alvo.

Segundo Luzia Marcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, o Campus da USP é considerado uma área de risco por sua grande massa florestal. “A USP é um local de preocupação pelo grande número de pessoas circulando e a presença de macacos; animal sentinela de circulação viral”, afirmou a diretora.

Romanholi ainda aponta para outro risco com relação à disseminação do vírus. “A vacina é uma das ações preventivas e de grande eficácia. Já temos 75% da população com cobertura da vacina, mas não podemos esquecer que a cidade tem uma população flutuante muito grande. Muitos vêm de áreas que não são consideradas de risco e, por isso, não foram imunizados”, explicou.

Disseminação do vírus

Preocupado com surto de febre amarela no Brasil, especialmente com os casos dos macacos infectados em Ribeirão Preto e a morte de um homem na cidade em dezembro, o prefeito do Campus, professor Américo Ceiki Sakamoto, solicitou aos diretores de Unidades de Ensino da USP local que incluam na documentação de matrícula dos calouros deste ano a apresentação da carteira de vacinação. 

Sakamoto também alerta para a necessidade de se vacinar os funcionários da Universidade. De acordo com informações do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da USP, mais de 400 funcionários estão com a segunda dose da vacina da febre amarela atrasada ou não apresentaram a carteira de vacinação que é solicitada no exame periódico. Segundo a engenheira de segurança do trabalho Sandra Marcia de Castro, responsável pelo SESMT local, nos treinamentos oferecidos aos membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), um dos tópicos abordados é a importância das imunizações, mas não há como obrigar os funcionários a manterem em dia a carteira de vacinação.

Serviço
Vacinação de Febre Amarela - USP
Quando:
6 a 10 de fevereiro, das 8h às 14h. 
Onde: Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (CEFER), USP
Contraindicações: Gestantes, mulheres que estão amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas com imunossupressão e pessoas com alergia grave a componentes da vacina e a ovo.

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: