Vacinação contra febre amarela em 2017 já ultrapassa 41 mil doses
Vacinação contra febre amarela em 2017 já ultrapassa 41 mil doses

Vacinação contra febre amarela em 2017 já ultrapassa 41 mil doses

A média, depois do anúncio, no último dia 4, da morte de um homem pela doença, saltou de 300 para 2 mil aplicações da vacina ao dia

A vacinação contra a febre amarela está movimentando as 38 salas de vacinação da rede municipal. Só este ano esse número já somava, até o fim da manhã de terça-feira, dia 31 de janeiro, 41.365 doses.

A média, depois do anúncio, no último dia 4, da morte de um homem por febre amarela, saltou de 300 para 2 mil aplicações da vacina ao dia. O movimento maior fica por conta da UBDS do Castelo Branco, onde na segunda-feira foram imunizadas 3.652 pessoas.

A intensificação desse atendimento começou em outubro do ano passado, quando dois macacos encontrados mortos tiveram resultado positivo para febre amarela e, mais recentemente, um terceiro. “Desde então, aproximadamente 72 mil pessoas já foram imunizadas e esse número deve aumentar, o que é muito bom, já que a cobertura vacinal deve chegar aos 100%”, reafirma a médica sanitarista Ana Alice Castro e Silva, da Secretaria Municipal da Saúde.

Além de tomar a vacina, a população deve evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, chikungunya, e zika vírus, também transmite a febre amarela na área urbana. Há, ainda, espécies silvestres desse mosquito que se procriam em regiões de mata.

 

 


Foto: FL Piton

Compartilhar: