Assistência Social e Saúde de Ribeirão Preto criam projeto "Idoso Conectado"

Assistência Social e Saúde de Ribeirão Preto criam projeto "Idoso Conectado"

Objetivo da ação é a inserção do idoso no mundo digital, promovendo benefícios emocionais e sociais

As secretarias municipais de Assistência Social e da Saúde de Ribeirão Preto, por meio do Centro de Qualificação Social e Profissional e da Coordenadoria da Saúde da Pessoa Idosa, criaram o projeto “Idoso Conectado”, que tem por objetivo a inserção do idoso no mundo digital para promover maior interação em sua vida, melhorando sua saúde no âmbito emocional e social. 

A internet está presente na rotina da maioria das pessoas em todos os lugares do mundo. A inclusão digital tem proporcionado uma série de benefícios para os idosos, por exemplo:

- Melhorar a qualidade de vida;
- Contribuir para a inclusão social;
- Possibilitar um maior contato com a família;
- Ver os filhos, netos e amigos com maior frequência;
- Manter a mente ativa;
- Oferecer diversão, conhecimento, dentre outros.

“Não basta fazer uma videochamada, como foi o caso de tantos idosos, que aprenderam a realizar ligações por vídeo durante a pandemia. É preciso saber utilizar sites e aplicativos, bem como aprender a se proteger de perigos como golpes, ciberataques e fake news”, alerta César Sturari, responsável pelo Centro de Qualificação.

Durante as aulas, os idosos aprenderão a usar o celular (tipo smartphone) e os aplicativos disponíveis. Será ensinado desde o básico ao mais complexo: fazer e receber ligações, agendar e salvar contatos, uso da lanterna, relógio, despertador, agenda, tamanho de letra, tempo de iluminação da tela, volume do som, galeria de fotos e vídeos, câmera, uso de dados, acesso wi-fi, redes sociais e aplicativos, tais como Facebook, WhatsApp, Youtube, Google Maps, Uber, e-mail, dentre outros.

O projeto tem o objetivo de contribuir para a inserção da pessoa idosa na vida comunitária, aproximando-a de seus familiares, de amigos, além de facilitar suas atividades cotidianas. Visa, ainda, melhorar a qualidade de vida, sua autonomia e independência, o que prioriza a melhora na expectativa de vida e diminuição dos gastos em saúde pública para tratamento de depressão e demência.

A equipe será composta por um profissional da informática, disponibilizado pelo Centro de Qualificação Social e Profissional, da Semas. O curso será ministrado, em formato piloto, na unidade de saúde CSE Vila Tibério. As inscrições serão feitas mediante Hygia e o atendimento será em grupo.

A unidade de saúde convidará os idosos a participarem das aulas. Inicialmente serão dez vagas, podendo aumentar conforme a demanda.

Serão enviados e-mails a todos os gerentes das unidades de saúde para que haja programação quanto ao espaço físico e disponibilidade para as inscrições.

O curso será realizado durante um mês, com encontros uma vez por semana, no período definido para cada Unidade de Saúde, com carga horária de 12 horas no total e com emissão de certificado.

Para se inscrever o idoso deverá ter seu próprio celular e seus dados móveis.


Foto: Divulgação

Compartilhar: