Canal da USP Ribeirão desmente notícias falsas para idosos no Youtube

Canal da USP Ribeirão desmente notícias falsas para idosos no Youtube

Projeto "Minuto sem boato" foi criado por professores e alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP criaram um canal no Youtube voltado para esclarecer boatos e desmentir fake news para idosos.

O canal Minuto sem boato é coordenado pelas professoras Elaine Sampaio Araújo e Soraya Maria Romano Pacífico, do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (Dedic) da FFCLRP.

"Nosso objetivo é produzir textos curtos e com base científica, por isso o título é Minuto sem Boato, que sejam divulgados em várias mídias, especialmente, no canal do Youtube", explicou a professora.

Segundo Soraya, em meio à tantas notícias falsas e mensagens feitas para confundir o público na internet, as professoras decidiram agir e criar um canal no Youtube para combater a desinformação.

"Diante disso, eu, a professora Elaine e um grupo de nossos alunos do curso de Pedagogia entendemos que seria muito importante promover um diálogo entre jovens e idosos a fim de desnaturalizar discursos dominantes que não correspondem ao discurso científico, como por exemplo, o discurso de que a vida de um jovem vale mais que a vida de um idoso", contou Soraya.

Com isso, surgiu o primeiro vídeo do canal Minuto sem boato, chamado "A vida de um idoso vale mais do que a de um jovem?". O segundo tema foi "O que pode garantir a vida nessa pandemia?"; e, o terceiro vídeo, que está quase pronto,  abordará a questão "O que é um vírus?". 

De acordo com a professora, a produção dos vídeos segue um rigor semelhante ao de uma publicação científica. "Engloba a discussão do grupo para a seleção dos temas, a pesquisa bibliográfica, a escrita, sempre em coautoria, e, finalmente, a gravação do texto com as vozes dos jovens e idosos", descreveu Soraya.

O projeto é realizado por estudantes e professores do curso de Pedagogia da USP de Ribeirão Preto: Aline Cristina Gimenes Monti, Beatriz Borges de Carvalho, Elaine Sampaio Araújo, Lucas Santi de Oliveira, Mirian França Santos, Raul Freitas Lima e Soraya Maria Romano Pacífico.


Imagem: Reprodução Youtube

Compartilhar: