Jovens tiram o sábado para propor soluções à sociedade, em Ribeirão Preto
Atividade tem o intuito de desenvolver o empreendedorismo social junto aos jovens

Jovens tiram o sábado para propor soluções à sociedade, em Ribeirão Preto

Estudantes do Projete participaram de Mini Hackaton e criaram projetos para melhorar a qualidade de vida das pessoas

Imagine o que 145 jovens conseguem fazer em uma tarde de sábado em Ribeirão Preto. Eles podem sair com amigos, ir ao cinema, ao parque, passear pelo shopping e, também, propor soluções para melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade. É o caso dos alunos do projeto Projete, que participaram nesse sábado, 11, do “Mini Hackaton – o desafio do APP”, que levou para os jovens as “megatendências profissionais” do mercado.

Segundo Daniela Ferreira, uma das organizadoras do desafio, o intuito da ação é desenvolver as habilidades desses adolescentes na área de empreendedorismo social. “A ideia é que eles tenham a vivência de procurar identificar os problemas dos lugares onde vivem e estudam e, a partir disso, propor uma solução”, explica Daniela.

Na ocasião, surgiram ideias que poderiam prestar auxílio aos deficientes físicos, otimizar o atendimento médico, ajudar jovens a lidar com a depressão e a saúde emocional na hora de prestar o vestibular, além de apresentar soluções energéticas e ambientais.

Como é o caso do trabalho desenvolvido pelo grupo da estudante Julia Navarro, de 16 anos de idade. Ela e os companheiros de grupo tiveram a ideia de projetar um aplicativo para celular que ajude as pessoas a reciclar o lixo.

“Na nossa cidade, nós temos um grande problema com o lixo e, geralmente, as pessoas não sabem o que fazer com ele, como separar e dar o fim correto. A ideia é criar um APP que forneça dicas de reutilização, de o que fazer com o lixo orgânico, além de um chat para as pessoas interagirem com indivíduos que trabalham com a coleta de lixo reciclável – elas terão como entrar em contato para acertar a doação. É tipo um Uber, só que ambiental”, conta Julia, que afirma que o grupo já tem até o nome para a plataforma: ReciclaApp.

“Estamos trabalhando com dicas para o dia a dia, para poder substituir produtos e gerar menos lixo na nossa cidade”, complementa a garota, que lembra que a ideia está na cabeça dos colegas desde o começo do ano, quando iniciaram a participação no Projete. “Já viemos com um esquema todo completo”, diz a jovem.

Quem também traz uma proposta para preservar o meio ambiente é o grupo de Edson Felipe de Matos, de 19 anos de idade. Eles desenvolveram um projeto para ajudar os serviços essenciais, como escolas e hospitais, a substituírem suas fontes de energia elétrica pelas mais limpas, como a solar e a eólica.

“Propomos por um preço fixo, para que tenham um pouco mais de economia e ajude o meio ambiente”, conta o rapaz, que ainda diz que o aplicativo idealizado pelo grupo pode ajudar as pessoas a economizarem energia no dia a dia. “Para poder economizar, o APP vai mostrar quanto nós gastamos por dia e os equipamentos que não precisam ficar ligados”, complementa.

Outra organizadora do evento, Juliana Perez, conta que o projeto tem a intenção de que os jovens busquem soluções para a sociedade. “Eles colocaram o Uber na cabeça, o que facilitou muito para criarem algo para sociedade e jogar isso em um aplicativo para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, aponta Juliana.

“Mas, isso tudo na teoria. Pode ser que vire alguma coisa no futuro, talvez tenha um possível empreendedor aqui”, conclui a organizadora.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: